IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Microsoft e GNR juntas em projeto-piloto para Seniores em Évora

Deixe um comentário

image001A Microsoft Portugal e a Guarda Nacional Republicana (GNR) juntaram-se na criação de um projeto-piloto dirigido a seniores no distrito de Évora. Os principais objetivos deste programa, que passa por colocar uma série de equipamentos tecnológicos na sala de estar dos idosos e em instalações da GNR, são minimizar o isolamento a que grande parte da população residente no interior do País está sujeita, bem como zelar pelo seu bem-estar e segurança, promover a manutenção da sua vida ativa e acompanhar o seu estado de saúde em tempo real.

Para perceber o comportamento e adaptação às tecnologias à sua disposição e de acordo com as suas necessidades, o grupo foi dividido em dois, tendo todos os seniores dado o seu consentimento informado para participação no piloto. Cinco seniores dispõem de um smartphone e cartão 3G que permitem contacto telefónico, pedido de ajuda e envio de SMS, mas também a monitorização da atividade física, georreferenciação, navegador para encontrar o caminho para casa, assistente de medicação ou até partilha de fotos e agenda. Os outros cinco, dispõem ainda de dispositivos como um tablet Windows, MEO e uma MEO Gateway (extensão), adaptador bluetooth, balança, medidor de tensão arterial, banda peitoral de sensores, entre outros. Isto permite-lhes uma série de outras funcionalidades, como o contacto telefónico, pedido de ajuda, envio de SMS, monitorização de atividade física, georreferenciação, navegador para encontrar o caminho para casa, troca de mensagens via correio eletrónico ou via redes sociais (Facebook, Twitter), videoconferência via Skype, partilha de fotos, assistente de medicação e agenda. A televisão interativa com acesso MEO, tem um canal experimental AAL4ALL, que disponibiliza informação do estado de saúde, medidas de pressão arterial, peso, ritmo cardíaco, temperatura, nível de CO2 do ar, tablet com as mesmas informações do estado de saúde e ambientais e ainda, um inquérito de avaliação da qualidade de vida.

Para acompanhar estes seniores foram identificados quatro elementos da GNR dos destacamentos de Évora, Estremoz, Montemor e Reguengos de Monsaraz, os quais atuam como cuidadores informais e utilizam um tablet Windows para aceder às mesmas funcionalidades. Há ainda a sala de situação da GNR em Évora, com televisão interativa (acesso MEO) com informação do estado de saúde e ambiental do sénior selecionado, no canal experimental AAL4ALL.

Com esta tecnologia interoperável é possível avaliar o estado de saúde de uma pessoa num determinado momento e acionar mecanismos de urgência em caso de alerta, conseguindo-se assim a qualidade da vida ativa e a segurança dos envolvidos. Por exemplo, se um idoso sofrer uma falha de memória enquanto está na rua e não for capaz de encontrar o caminho para casa, a sua localização é facilmente identificada pela GNR graças aos mecanismos de georreferenciação.

Como explica Miguel Sales Dias, Diretor de I&D da Microsoft Portugal e coordenador do QREN AAL4ALL, “com este projeto-piloto verdadeiramente inovador nos planos nacional e europeu, pretendemos testar a nossa tecnologia integrada com tecnologias dos nossos parceiros do AAL4AAL e assim melhorar a nossa atuação nas áreas da saúde, da manutenção da vida ativa e da segurança da população sénior do País. A GNR é o parceiro lógico para este piloto, por já ter uma forte presença no terreno no apoio a esta população, pela qualidade reconhecida da prestação dos serviços na região, além de ter uma ligação privilegiada com o ecossistema local de cuidadores formais e informais e  dispor de equipamento tecnológico avançado”.

O Major General José Santos Correia, adjunto do Comandante do Comando Operacional, refere que “através deste projeto-piloto a Guarda Nacional Republicana reforça o seu papel no apoio à comunidade sénior, permitindo monitorizar, através dos diversos sistemas tecnológicos do projeto AAL4ALL, a assistência e a segurança dos que vivem em situações de isolamento ou de solidão. Esta parceria com a Microsoft, instituição de referência internacional no desenvolvimento de tecnologia para melhorar as condições de vida da população sénior, permite à GNR dar uma resposta mais eficaz aos casos de maior urgência, através da identificação atempada de sinais de alarme.”

Este projeto-piloto é desenvolvido no âmbito do QREN Ambient Assisted Living for All e surge como corolário de quatro anos de investigação e desenvolvimento coordenado pela Microsoft, cofinanciada com fundos públicos do programa QREN, no qual participaram 32 instituições nacionais dos setores da indústria, académico e da saúde. O projeto desenvolveu um conjunto de normas (que seguem os padrões ISO relevantes) e uma arquitetura de referência aberta e interoperável para esta área de aplicação, que pode integrar sensores fisiológicos ou atuadores de domótica de múltiplos fabricantes, set-top-box de diferentes operadores de telecomunicações, bem como serviços na nuvem e aplicações em dispositivos móveis (smartphone, tablets) ou em computadores, num ambiente escalável, padronizado e 100% interoperável, para servir a manutenção da vida ativa, segura e socialmente inclusiva do idoso. Trata-se do primeiro sistema no País, agora testado num piloto real, que concretiza a visão da Internet das coisas para este setor e um dos primeiros deste género a nível europeu.

Após a obtenção de aprovação do protocolo experimental por parte da comissão de Ética do ISCTE-IUL, o sistema AAL4ALL foi instalado na casa de 10 seniores do distrito de Évora, todos com mais de 65 anos mas ainda ativos e em cinco destacamentos da GNR.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s