IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Microsoft expande .NET a open source e adiciona novas capacidades de desenvolvimento com o Visual Studio 2015‏

1 Comentário

A Microsoft reforçou o compromisso de proporcionar uma experiência multiplataforma ao anunciar a expansão da plataforma para desenvolvimento e execução de sistemas e aplicações – .NET – para Linux e Mac OS, e a disponibilização de código aberto (open source) na versão preview do .NET 2015. O anúncio feito ontem em Nova Iorque durante o Connect, evento virtual dirigido a developers de todo o mundo, ficou assinalado pela disponibilização da versão preview do Visual Studio Community 2013, uma nova edição que garante o acesso total gratuito a startups, estudantes e developers ocasionais.

“Com mil milhões de dispositivos existentes no mercado, os developers necessitam, cada vez mais, de ferramentas que lhes permitam desenvolver sistemas e aplicações que corram nas diferentes plataformas. Através do novo Visual Studio, suportado na plataforma .NET conseguimos entregar uma solução completa, end-to-end, para que os developers possam criar e gerir aplicações em vários dispositivos e plataformas”, afirmou S. Somasegar, Vice-Presidente Corporativo da Divisão de Desenvolvimento da Microsoft.

Aberta, acessível e multiplataforma

Para promover o desenvolvimento multiplataforma, a Microsoft tornou a plataforma .NET open source, incluíndo o ASP.NET, o compilador .NET, o .NET Core Runtime, e as respetivas Framework e Libraries, permitindo aos developers criar e desenvolver aplicações com .NET em Windows, Mac ou Linux. Com isto a Microsoft pretende trabalhar em estreita colaboração com a comunidade de código aberto (open source), recolhendo o seu contributo para futuras melhorias da plataforma, nomeadamente através da .NET Foundation.

Visual Studio para cada developer

Já disponível, o Visual Studio Community 2013 é uma edição gratuita que integra todos os recursos do Visual Studio. Permite o desenvolvimento para múltiplas plataformas, dos dispositivos móveis ao desktop, da web aos serviços na cloud, a edição do Visual Studio Community oferece aos developers um acesso fácil ao conjunto de ferramentas Microsoft Visual Studio para desenvolvimento de aplicações não empresariais (non enterprise).

Visual Studio 2015 e .NET 2015: desenvolver aplicações para qualquer dispositivo

Construído de raiz com suporte para iOS, Android e Windows, a versão preview do Visual Studio 2015 permite aos developers criar aplicações e serviços para qualquer dispositivo e plataforma, com maior facilidade..NET5Para apoiar o desenvolvimento multiplataforma e móvel com .NET, a Microsoft anunciou ainda a criação de uma experiência otimizada para instalação da multiplataforma de desenvolvimento de software, Xamarin, a partir do Visual Studio, e ainda a adição de suporte deste à edição gratuita do Xamarin Starter, disponível no final do ano. Adicionalmente, para os web developers interessados em construir aplicações alojadas na cloud para dispositivos móveis, a Microsoft integrou na plataforma o suporte para a utilização de Apache Cordova. Os developers podem aceder à Preview do Visual Studio 2015 aqui.

Construir para a cloud

Outra das novidades é a preview do ASP.NET 5.0, uma estrutura simplificada e com execução otimizada para a cloud e para servidores com grandes volumes de dados e processamento. A isto soma-se a integração do novo Connected Services Manager ao Visual Studio 2015, que torna mais fácil a ligação de aplicações de negócio a serviços externos, tais como o Office 365 e Salesforce.

Visual Studio Online: Agilidade e Desenvolvimento na cloud

A todas estas novidades juntam-se ainda uma série de funcionalidades adicionais ao Visual Studio Online, o serviço online de gestão do ciclo de vida de desenvolvimento, entre elas:

  • Management as a service, disponível na versão preview, foi desenhada para permitir aos clientes a automatização e gestão da disponibilização de aplicações, sem necessidade de criar ou manter qualquer infraestrutura de serviços;
  • Desenvolvimento de projetos na cloud, para permitir às organizações uma mais fácil e fiável forma de provisão e configuração de ambientes de desenvolvimento, teste e produção em Azure.

Atualização à versão Visual Studio 2013

Outro dos anúncios é a disponibilização de novos updates à versão Visual Studio 2013, sendo este o quarto processo de atualização no último ano, e que inclui várias melhorias do ponto ao nível da produtividade e capacidades adicionais. Mais informação pode ser encontrada aqui.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

One thought on “Microsoft expande .NET a open source e adiciona novas capacidades de desenvolvimento com o Visual Studio 2015‏

  1. Pingback: Microsoft anuncia plataforma .Net Open Source | TI e Tendências Web

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s