IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Criar media de instalação do Windows 8.1, através do Windows Installation Media Creation Tool

Deixe um comentário

guias_itonlineSempre que necessitamos recuperar ou fazer uma instalação do Windows 8.1, podemos utilizar a partição de recuperação que normalmente existe no equipamento ou através do DVD, caso tenhamos adquirido o mesmo numa loja.

Contudo, esta tarefa torna-se extremamente difícil quando perdemos o DVD ou eliminamos a partição de recuperação para desta forma ganharmos mais alguns GB de espaço no disco.

A pensar nestes e noutros casos, a Microsoft disponibilizou recentemente no site do Windows uma ferramenta que permite fazer o download dos ficheiros de instalação do Windows 8.1 e criar a partir da mesma, uma Pen USB bootable ou a imagem .ISO que podemos guardar e gravar mais tarde num DVD.

Para criar a media de instalação do Windows 8.1, os utilizadores terão que ter em conta alguns requisitos tais como possuir uma chave de produto valida do Windows 8 ou 8.1, uma ligação à Internet, possuir espaço em disco ou uma Pen USB com um mínimo de 4GB e saber qual a arquitetura da versão que pretendem criar. Estas e outras informações em mais detalhe poderão ser consultadas AQUI.

Nos próximos passos, vou mostrar como criar a media de instalação do Windows 8.1 através da ferramenta “Windows Installation Media Creation Tool”.

Em primeiro lugar, vamos começar por fazer o download da media creation tool a partir do site do Windows ou clicando no seguinte link: Windows Installation Media Creation Tool.

Uma vez feito o download da ferramenta, vamos executar a mesma e caso tenhamos o UAC ativo, vamos clicar em OK na janela de elevação de privilégios.

No primeiro ecrã da ferramenta, vamos começar por selecionar o “Idioma”, “Versão” e “Arquitetura” do Windows 8.1 que queremos criar. Estão disponíveis 37 idiomas para download das versões N, PRO, PRO N e Single Language (apenas em alguns idiomas) nas arquiteturas 32 e 64 bits.imagem 1Após a nossa seleção, clicamos em Next.

Vamos agora escolher onde queremos guardar a media de instalação. Podemos optar por guardar os ficheiros diretamente na Pen USB ou então criar uma imagem .ISO que será guardada numa localização no PC à nossa escolha e que poderá ser gravada mais tarde num DVD. No caso de optarmos por guardar os ficheiros na Pen, é aconselhável que a mesma não contenha quaisquer ficheiros, pois os mesmos serão eliminados durante o processo.imagem 2Para este exemplo optei por guardar a imagem .ISO no PC. Quando for solicitado, vamos indicar a localização onde queremos gravar o ficheiro e indicamos o nome para o mesmo. Após clicarmos em Save, a ferramenta inicia o download dos ficheiros necessários.imagem 3

Continua na página 2

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s