IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como instalar a framework .NET 3.5 no Windows 10 através do DISM

1 Comentário

guias_itonlineA framework .NET 3.5 continua a ser necessária na execução de muitas aplicações no Windows, independentemente de estar instalada também a framework .NET 4.5. No Windows 10 tal como no Windows 8.x, a framework .NET 4.5 vem instalada por defeito mas a framework .NET 3.5 não.

Quando queremos instalar uma aplicação que necessita da framework 3.5, o Windows inicia o processo de download da mesma, contudo, esta operação pode por vezes ser um pouco demorada ou impossível de concluir por exemplo se não tivermos uma ligação à internet disponível.

No caso de termos a imagem .ISO, DVD ou Pen com os ficheiros de instalação do Windows, podemos rapidamente fazer a instalação offline da framework .NET 3.5 através do DISM (Deployment Image Servicing and Management).

Vejamos nos próximos passos como:

Em primeiro lugar, vamos clicar com o botão direito do rato na imagem do Windows 10 e selecionamos a opção “Mount” para montar a imagem .ISO.iso_mountCaso tenhamos o DVD, inserimos no respetivo leitor.

Em seguida, vamos abrir o Command Prompt com privilégios de administrador, clicando com o botão direito do rato no Start Button (ou utilizando a combinação de teclas WIN+X para abrir o Menu Power User) e selecionamos a opção “Command Prompt (Admin)”.cmd_adminCom o Command Prompt aberto, vamos escrever o seguinte comando seguido de Enter:

Dism /online /enable-feature /featurename:NetFX3 /All /Source:E:\sources\sxs /LimitAccess

Nota: Deverão substituir a letra da drive E:, pela letra correspondente no vosso PC.

Vamos aguardar o tempo necessário para que a operação seja concluída com sucesso.enable_featureApós a instalação offline da framework .NET 3.5, podemos ainda verificar o Status da funcionalidade que acabamos de adicionar ao Windows, escrevendo o seguinte comando:

Dism /online /Get-FeatureInfo /FeatureName:NetFX3dism_statusSe o resultado do Status for “Enable”, significa que a framework 3.5 foi adicionada com sucesso. Se o Status for por exemplo EnablePending será necessário reiniciar o PC para completar a instalação da framework.

A partir deste momento todas as aplicações que necessitem desta framework poderão ser instaladas e executadas corretamente.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

One thought on “Guias IT-online: Como instalar a framework .NET 3.5 no Windows 10 através do DISM

  1. Pingback: Guias IT-online: Como instalar a framework .NET 3.5 no Windows 10 | IT - online

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s