IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como remover Pastas e ficheiros recentes no File Explorer do Windows 10

Deixe um comentário

guias_itonlineNas ultimas semanas, tenho dedicado os Guias IT-online ao novo Windows 10 e a algumas das funcionalidades que a Microsoft incluiu na primeira Build da Technical Preview. Já abordei uma das principais novidades – o Start Menu – e como este vem reintroduzir o conceito de Menu Iniciar que conhecemos do Windows 7 aliando também o Start Screen utilizado nos últimos meses no Windows 8 e 8.1. Outra novidade presente permite aos utilizadores afixar pastas à barra de tarefas do Windows 10, algo que até agora era apenas possível recorrendo a software de terceiros.

As novidades no Windows 10 não ficam por aqui e também o File Explorer está a ser alvo de melhorias e na Technical Preview, já conseguimos ver novas funcionalidades activas. Quando usamos a combinação de teclas WIN+E ou clicamos no ícone “File Explorer” na Taskbar, a janela do File Explorer remete-nos para um novo local chamado “Home”, em vez do “This PC” como acontece no Windows 8.1.file explorerEsta nova localização, permite-nos visualizar e aceder rapidamente aos ficheiros ou  pastas que usamos com frequência. Esta funcionalidade por uma questão de privacidade pode ser alterada e, desta forma, dizemos ao Windows que “esqueça” quais os ficheiros que acedemos recentemente e que não mostre as pastas que abrimos com frequência.

Nos próximos passos, vou mostrar como podemos alterar as definições de privacidade destas funcionalidades.

Em primeiro lugar, vamos clicar com o botão direito do rato na Taskbar e vamos selecionar a opção “Properties”.taskbar_properties

Com a janela das propriedades aberta, vamos clicar no separador “Start Menu” e na opção “Privacy”, vamos retirar os vistos das opções “Store and display recently opened items in the Start menu” e “Store and display recently opened items in the Start menu and Taskbar”.startmenu_privacyNota: No caso de querer-mos limpar apenas uma das funcionalidades, deveremos ter em conta que a primeira opção afectas as pastas frequentes e a segunda os ficheiros recentes.

Após este passo, a área “Home” do File Explorer passa a mostrar apenas os “Favorites”.file explorer_cleanSe quisermos reverter para as configurações por defeito, teremos apenas que aceder às definições do Start Menu e colocar novamente os vistos.

De referir que estas configurações afetam o Start Menu e a Taskbar, pelo que os ficheiros recentes que se podem visualizar a partir destes ficam igualmente ocultos.

Estas funcionalidades que agora nos chegam na Technical Preview apontam para o caminho que eventualmente a Microsoft irá seguir até à RTM do Windows 10. De qualquer forma, no decorrer dos meses que se avizinham e à medida que novas Builds sejam disponibilizadas, veremos quais as melhorias que serão implementadas ou se por uma ou outra razão deixam de existir.

Como sempre, espero que este Guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s