IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Alunos portugueses de 6 e 7 anos vencem final europeia do Kodu Kup com o seu jogo “Water Planet”

Deixe um comentário

kudo cup_euGonçalo Calçadas e Matias Fareleira, de 6 e 7 anos, respetivamente, conquistaram o primeiro lugar na categoria “Conquerors” na Final Europeia do Kodu Kup, competição da Microsoft dirigida a alunos dos 6 aos 16 anos que pretende estimular o interesse pelo mundo da programação, e que reuniu em Bruxelas mais de 20 alunos de 7 países. Os dois alunos frequentam o 2º ano do Colégio Monte Flor, em Carnaxide.

Water Planet é o nome do jogo desenvolvido pela dupla de alunos sobre a importância da água e da biodiversidade, e que retrata os perigos da poluição e destruição do ecossistema recorrendo a peixes robots e polvos mecânicos. O projeto foi desenvolvido em sala de aula, usando o Kodu como ferramenta pedagógica de programação visual da Microsoft para criação de jogos, desenhada especificamente para crianças, e que integra o plano de atividades escolares do Colégio Monte Flor.

Para Gonçalo Calçadas “o melhor de participar nesta competição é mesmo podermos testar o nosso jogo e o dos outros grupos. O nosso jogo de Kodu ensina, é para todos, é fácil e é divertido”. Esta opinião é também partilhada por Matias Fareleira que diz “ter aprendido sobre a preservação das espécies em vias de extinção, aprendeu muito sobre como podemos trabalhar melhor em equipa, e como podemos aprender a programar ou a adicionar música ao nosso jogo”.WP_20141015_046Já para Rui Lima, embaixador da Kodu Kup Portugal e docente que acompanhou o desenvolvimento do projeto ao longo do ano letivo e que lidera o Creative Classrooms Lab Project para integração de tablets no processo de aprendizagem, “isto mostra-nos a importância que as tecnologias de informação assumem enquanto ferramentas pedagógicas, que estimulam o conhecimento e o potencial de cada aluno. A integração de ferramentas tecnológicas é já uma realidade no Colégio Monte Flor e tem sido muito gratificante ver o impacto no sucesso escolar dos alunos e na criação de projetos desta natureza e na sua distinção à escala global”.WP_20141015_051Também José Marques, embaixador da Kodu Kup Portugal e docente do 2º ciclo considera que “desafiar os alunos a programar lhes permite conquistar competências transversais, aprendendo com a programação a importância de planificar, refletir e acima de tudo desenvolver a capacidade de resolver problemas. Passamos de alunos que são meros utilizadores, a alunos com competências para a programação e preparados para os empregos do futuro.”

O Kodu Kup Europe é uma iniciativa da responsabilidade da Microsoft Europe, desenvolvida em parceria com o Centro de Inovação da Microsoft em Bruxelas, cujo principal objetivo é o desenvolvimento de competências digitais junto dos mais pequenos. A iniciativa surge também como resposta à necessidade de responder aos desafios da era digital e empregabilidade qualificada em tecnologias de informação.1_DDC141015__01308De acordo com Vânia Neto, Diretora para a área da Educação na Microsoft Portugal, “acreditamos que as competências tecnológicas devem ser desenvolvidas desde cedo e isto é tão mais fácil se integrarmos a tecnologia nos modelos de aprendizagem. E é este caminho que temos percorrido, através de iniciativas como o Kodu ou com a integração de tablets com Windows 8 em sala de aula, através dos quais estimulamos a interação dos alunos com a tecnologia, apoiando o seu desenvolvimento enquanto cidadãos informados e futuros profissionais capacitados para responder aos desafios de uma sociedade global e cada vez mais informatizada. É, sem dúvida, um enorme orgulho vermos Portugal destacado uma vez mais no que respeita a projetos tecnológicos, em particular quando são desenvolvidos por crianças de apenas 6 e 7 anos”.

A iniciativa Kodu Kup Europe é já reconhecida pela Comissão Europeia como uma das melhores práticas para desenvolvimento de competências digitais, estando alinhada com a campanha eSkills for Jobs e com a Semana Europeia da Programação – Code Week.

Saiba mais sobre o Projeto Water Planet

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s