IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como criar lista de programas instalados no Windows via Powershell

Deixe um comentário

guias_itonlineOs nossos equipamentos inevitavelmente ao fim de largos meses de uso e mesmo fazendo manutenção com frequência, vão dando sinais de lentidão e ocasionalmente dando aqueles erros chatos que nos dizem claramente que chegou a hora de formatar.

Apesar de hoje em dia já termos as nossas definições e documentos mais importantes sincronizados com a Cloud se usarmos uma Microsoft Account, acabamos por fazer sempre um backup onde salvaguardamos outros ficheiros importantes.

Um dos ficheiros que normalmente junto ao meu backup antes de formatar, é um ficheiro .txt que contém uma lista de todos os programas que tenho instalado no PC. Com esta lista posso depois saber quais os programas que necessito instalar e que normalmente são os que mais utilizo, deixando os outros para ir instalando caso venham a ser necessários.

Para obter este tipo de informação, muitas vezes recorremos a software de terceiros e esquecemo-nos que o Windows pode ter uma ferramenta que nos ajude nesta tarefa mesmo que não seja evidente.

O Windows Powershell tem um conjunto de cmdlets que nos permitem gerar esta lista e guardar a informação num ficheiro de texto numa localização à nossa escolha.

Vejamos então quais os passos necessários.

E primeiro lugar vamos abrir o Powershell com privilégios de administrador utilizando a combinação de teclas WIN + X para abrir o Power Menu e selecionamos a opção “Windows Powershell (Admin)”. Quando surgir a janela do UAC, clicamos em “Yes”.powershell adminCom a consola do Powershell aberta, vamos escrever o seguinte cmdlet seguido de enter:

Get-WmiObject -Class Win32_Product | Select-Object -Property Nameget-wmiobjectA lista vai ser gerada e apresentada na consola. Dependendo do software que temos instalado, poderá demorar alguns minutos.

Agora que já visualizamos todos os programas que temos instalados no Windows, vamos pegar nessa informação e guarda-la num ficheiro de texto que usaremos para consultar mais tarde.

Vamos usar o cmdlet anterior e vamos acrescentar > E:\Win_8.1.txt, onde “E:\” é a localização onde queremos guardar o ficheiro a gerar e “Win_8.1.txt” o nome do ficheiro.

Deverão mudar esta informação de acordo com as vossas necessidades.

Get-WmiObject -Class Win32_Product | Select-Object -Property Name > E:\Win_8.1.txtget-wmiobject_1Depois do ficheiro gerado na localização indicada, resta-nos salvaguardar o mesmo na nossa drive de backup antes da formatação do PC.listDica: Se quisermos comparar esta lista de programas com outra lista gerada num outro PC, podemos usar o seguinte cmdlet:

Compare-Object -ReferenceObject (Get-Content E:\Win_8.1_lista1.txt) -DifferenceObject (Get-Content) -DifferenceObject (Get-Content E:\Win_8.1_lista2.txt)compareDepois de fazer a comparação das listas, basta instalarmos apenas o software que não existir num dos PC’s.

Apesar do uso do Powershell parecer complexo, esta ferramenta permite-nos simplificar um grande número de tarefas no dia-a-dia, recorrendo ao mais variado tipo de cmdlets. É sem dúvida uma ferramenta poderosa e que merece ser explorada.

Como sempre espero que esta dica seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s