IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como activar o Start Screen no Windows 10

Deixe um comentário

guias_itonlineO Start Menu que acompanha o Windows há bastantes anos, foi retirado do Sistema Operativo aquando do desenvolvimento do Windows 8, sendo então substituído pelo Start Screen que não era mais do que o Start Menu “king-size” e onde os utilizadores continuam a ter as suas aplicações desktop mais as Modern Apps, sempre acessíveis através de um simples clique.

As mudanças no User Interface e a ausência do Start Menu foram bastante criticadas pelos utilizadores. Apesar do feedback e da probabilidade do Start Menu poder voltar num futuro upgrade ao Windows 8, a Microsoft apenas reativou o botão de Start com o lançamento do Windows 8.1.

O Windows 10 foi apresentado oficialmente pela Microsoft e entre as muitas novidades, está então confirmado o regresso do Start Menu que passa agora a integrar também as app’s modernas.

Mas se o novo Start Menu vai voltar, perdesse o Start Screen existente atualmente no Windows 8/8.1? A resposta é não.

Ambas as opções estão disponíveis no Windows 10 mas tal como acontece com o Sign In para o Desktop ou para o Start Screen no Windows 8.1, apenas uma é ativada por defeito durante a instalação, podendo depois o utilizador personalizar estas funcionalidades da forma mais conveniente.

O cenário apenas muda de acordo com o tipo de máquina onde instalamos o Windows 10. Por exemplo se for instalado num PC com rato e teclado, o Windows 10 vai disponibilizar ao utilizador o Start Menu mas se for instalado num Tablet, então será apresentado o Start Screen por se tratar de um dispositivo com capacidades Touch.

Então se é um insider mas está perfeitamente habituado ao Start Screen do Windows 8.x, veja nos próximos passos como inativar o Start Menu no Windows 10 e desta forma, ativar Start Screen.

Vamos começar por clicar com o botão direito do rato na Taskbar e em seguida, vamos clicar no separador “Start Menu”.WinTP_Taskbar_PropertiesJá no separador, vamos remover o visto da opção “Use the Start Menu instead of the Start Screen” e clicamos em OK para guardar as alterações.WinTP_Start Menu_PropertiesO Windows irá informar que necessita fechar todas as App’s ou janelas abertas e fazer o “Sign Out” para guardar as alterações. Vamos clicar então nessa opção.WinTP_Start Menu_ConfirmUma vez feito o Sign In, se clicarmos no Start Button é-nos mostrado então o Start Screen.Screenshot (4)Se quisermos ir para o Start Screen sempre que fazemos o Sign In ou fechamos uma aplicação, voltamos às propriedades da Taskbar e vamos clicar no separador Navigation.WinTP_Taskbar_PropertiesEm Start Screen, vamos remover o visto da opção “When i sign in or close apps on a Screen, go to Desktop instead of Start”.WinTP_Start Menu_Sign InCaso queiramos explorar outras funcionalidades associadas ao novo Start Menu, podemos com facilidade reverter estas configurações bastando para isso seguir os mesmos passos e colocar o visto onde foi retirado.

Num próximo guia, vamos ver mais algumas opções do novo Start Menu.

Até lá, espero que seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s