IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Preparar uma Pen USB (Bootable) para instalação do Windows 10 TP

Deixe um comentário

guias_itonlineO método de instalação do Sistema Operativo Windows foi melhorando ao longo dos anos e de uma forma mais adequada aos tempos modernos, à medida que a Microsoft foi lançado novas versões. Durante estes anos passou-se das disquetes e das longas horas de instalação, ao DVD e para um processo mais simplificado.

Com o lançamento do Windows 7 e para agrado de muitos utilizadores, passou a ser possível colocar os ficheiros de instalação do Windows num Pen USB e fazer a instalação a partir desse tipo de media, desde que o PC permitisse o arranque através da mesma. Este novo método para além de tornar a instalação mais rápida, evita os constrangimentos que os erros na gravação de um ficheiro .ISO podem ocasionalmente trazer.

Esta semana a Microsoft apresentou o seu próximo Sistema Operativo – o Windows 10 – e através do Windows Insider Program, disponibilizou para download a primeira Technical Preview para todos os utilizadores que desejem testar e colaborar através do envio de feedback, submissão de bugs ou sugerir novas funcionalidades.

No guia que trago hoje, vou explicar como podemos preparar uma Pen Usb para instalar a Technical Preview do Windows 10.

Para isso vamos precisar de uma Pen USB v.2 ou v.3, com uma capacidade de 4GB ou superior e do ficheiro .ISO da Technical Preview na arquitetura e língua que desejarmos.

Nota: Caso a Pen contenha dados importantes, faça uma cópia destes previamente pois serão eliminados durante o processo de preparação da Pen.

Vamos então começar por descarregar o ficheiro ISO da Technical Preview para uma localização à nossa escolha no PC.

Depois de fazermos o registo no endereço https://insider.windows.com, vamos fazer o download do ficheiro ISO de acordo com a versão que queremos (32 ou 64 bits) e numa das línguas disponíveis. Se não se sentir à vontade com a língua inglesa, poderá descarregar a versão em Português do Brasil.

Agora que temos a Pen e o .ISO no PC, vamos começar a preparação.

Vamos abrir o Powershell com privilégios de administrador, recorrendo à combinação de teclas WIN + X para abrir o Power Menu e selecionamos a opção Windows Powershell (Admin).powershell adminCom o Powershell aberto, vamos começar por montar a imagem .ISO que descarregamos previamente.

Vamos navegar até à localização onde guardamos a imagem. Neste exemplo guardei o ficheiro em F:\ISOS. No Powershell vamos mudar a diretoria escrevendo F: seguido de Enter e depois para a diretoria ISOS escrevendo cd\ISOS seguido de Enter.

Estando já dentro da localização onde temos o .ISO, vamos escrever o seguinte cmdlet para montar a imagem, tal como ilustrado na imagem:

dir -Filter *.iso | %{mount-DiskImage -ImagePath $_.fullname}powershell mount imageEste cmdlet vai verificar a existência de ficheiros com a extensão .iso em determinada diretoria e faz a sua montagem como drive virtual, por isso é recomendável que não existam muitas imagens .iso naquela localização, para evitarmos a montagem de imagens desnecessárias. Normalmente uso esta pasta apenas para este tipo de projeto e mantenho apena o ficheiro .iso lá durante o tempo necessário.powershell mount image (1)Agora que temos a imagem da Technical Preview montada vamos continuar com a preparação da Pen. Podemos continuar na mesma diretoria ou escrever C: para voltar para c:\windows \system32.

Vamos começar por listar as drives que temos no PC para sabermos o número correspondente à nossa Pen USB. Para isso vamos escrever o seguinte cmdlet seguido de Enter: Get-Disk

Como podemos ver na imagem, a minha Pen é listada com o número 1. Devemos tomar nota deste número porque iremos necessitar de o usar nos cmdlet seguintes.powershell get disk

Continua na página 2

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s