IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como encerrar o PC através da opção Slide To Shutdown, no Windows 8.1

2 comentários

guias_itonlineO Windows 8.1 para além das formas de desligar já conhecidas e que estão distribuídas em diversos locais do Sistema Operativo – Start Screen, Charm Bar, Power User Menu e ainda através de atalhos personalizados que podemos criar – possui uma forma alternativa e pouco conhecida dos utilizadores que se chama “Slide To Shutdown”.

O executável responsável por esta funcionalidade disponibiliza um interface que nos vai permitir através de um gesto, o Swipe, desligar o PC. Esta funcionalidade está normalmente disponível em PC’s, Tablets e Smartphones como o Lumia com Windows Phone 8 desde que, possuam a ferramenta de gestão de energia Connected Standby.

Apesar de muitos Desktops e Tablets com Windows 8.1 X86 não suportarem o Connected Standby, podemos utilizar na mesma o SlideToShutdown para encerrar o PC.

Vejamos como nos próximos passos:

Em primeiro lugar vamos abrir o File Explorer (WIN+E) e navegar até à pasta “c:\Windows\System32”.

Em seguida vamos localizar na pasta “system32” o executável “SlideToShutdown.exe”.

Depois de localizado, vamos clicar com o botão direito do rato e selecionar a opção “Pin to Star”.slidetoshutdownDepois de concluirmos o passo anterior, vamos ao Start Screen para atribuir um ícone ao SlideToShutdown.

No Start Screen vamos clicar com o botão direito do rato no SlideToShutdown e selecionar a opção “Open file location”.openfilelocationPara alterar o ícone, vamos clicar com o botão direito do rato no atalho, selecionar a opção “Properties” e em seguida “Change Icon”.

Quando surgir a mensagem para a ausência de ícone para aquela aplicação, vamos clicar em “OK” para atribuir um novo ícone.

Vamos escolher o ícone mais apropriado para a aplicação e clicamos em “OK” para fechar as janelas.changeiconDica: Se quisermos utilizar ícones diferentes dos existentes em “shell32.dll”, podemos alterar a localização para “\Windows\system32\imageres.dll” e dai escolher então o mais apropriado.

Agora sempre que clicarmos no atalho que criamos no Start, aparecerá a imagem que temos definida no Lockscreen com a mensagem “Slide to shut down your PC”.

Para desligar o PC, arrastamos a imagem até ao fundo do ecrã com o rato ou com dedo, no caso de possuirmos um ecrã Touch.Screenshot (8)Este Guia está também disponível em vídeo na Escola de Tecnologia Microsoft “120 Segundos”. Clique AQUI para visualizar.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

2 thoughts on “Guias IT-online: Como encerrar o PC através da opção Slide To Shutdown, no Windows 8.1

  1. Nuno, um ícone de atalho com este destino: C:\Windows\System32\shutdown.exe -s -f -t 00 efectua a mesma coisa, ou há diferenças? Obrigado e um abraço.

    Jorge Rodrigues

    • Jorge,

      As diferenças que posso apontar entre o Slide To Shutdown e o Shutdown.exe + parâmetros que indicas, é que o Slide To Shutdown requer sempre a intervenção do utilizador para fazer o Swipe na aplicação, para além de que este método é reversível ou seja, caso o utilizador não opte por fazer o encerramento pode fazer o Swipe no sentido ascendente para cancelar ou pressionar o ESC.

      No Shutdown.exe uma vez executado (com os parâmetros para forçar o encerramento das aplicações como indicas) o encerramento é feito automaticamente, logo irreversível.

      Relativamente ao tempo que demora o encerramento, utilizando os mesmos métodos não posso dizer que um seja mais rápido que o outro.

      Um abraço

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s