IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Adicionar a opção “Scan with Windows Defender” ao menu de contexto do Windows 8.1

Deixe um comentário

guias_itonlineNum artigo recente, fiz uma abordagem por um dos mecanismos de segurança nativos do Windows 8.1 – o User Account Control – e a forma como foi projetado para nos ajudar a manter o nosso PC menos vulnerável a software malicioso.

Para além do UAC, a Microsoft com o lançamento do Windows 8 e 8.1 incluiu também o Windows Defender, uma versão melhorada do Microsoft Security Essentials e que garante proteção antivírus e anti-malware neste sistema operativo. Esta solução antivírus é considerada suficiente para muitos utilizadores. Ainda assim, os mais sépticos poderão optar por outras soluções existentes no mercado.

Contrariamente ao que acontecia no MSE, o Windows Defender não tem nenhuma opção que nos permita por exemplo fazer o scan a um disco externo ou a determinadas pastas, sem que para o efeito, se selecione a opção “Custom” em Scan options. Se desejarmos, podemos ainda nas opções avançadas adicionar dispositivos amovíveis aos scans completos caso estejam ligados ao PC.

No MSE para além das possibilidades que referi anteriormente, existia a opção “Scan with…”no menu de contexto e que nos permitia em poucos cliques fazer scans a uma pasta única por exemplo.MSENo Windows Defender e apesar de não estar disponível de forma nativa, podemos também adicionar esta opção ao menu de contexto através de um conjunto de chaves do Registry do Windows.

Vejamos então como proceder:

Vamos começar por abrir o notepad. Podemos utilizar a combinação de teclas WIN + R para abrir o Executar e escrevemos notepad seguido de Enter. Em alternativa, podemos escrevemos notepad a partir do Start Screen e selecionamos o mesmo nos resultados da pesquisa.Run + NotepadCom o notepad aberto, vamos fazer copy/paste do seguinte código:

Windows Registry Editor Version 5.00
; Folder Scan

[HKEY_CLASSES_ROOT\Folder\shell\WindowsDefender]
“Icon”=”%ProgramFiles%\\Windows Defender\\EppManifest.dll”
“MUIVerb”=”Scan with Windows Defender”

[HKEY_CLASSES_ROOT\Folder\shell\WindowsDefender\Command]
@=”cmd.exe /s /c \”\”C:\Program Files\Windows Defender\MpCmdRun.exe\” -scan -scantype 3 -SignatureUpdate -file \”%1 \”\” & pause”

; File Scan

[HKEY_CLASSES_ROOT*\shell\WindowsDefender]
“Icon”=”%ProgramFiles%\\Windows Defender\\EppManifest.dll”
“MUIVerb”=”Scan with Windows Defender”

[HKEY_CLASSES_ROOT*\shell\WindowsDefender\Command]
@=”cmd.exe /s /c \”\”C:\Program Files\Windows Defender\MpCmdRun.exe\” -scan -scantype 3 -SignatureUpdate -file \”%1 \”\” & pause”scanAgora de temos o ficheiro de texto com as chaves necessárias á criação do ícone, nome a apresentar no menu de contexto e as opções de scan para ficheiros e pastas, vamos gravar o mesmo com o nome “Scan with Windows Defender.reg” na localização que desejarmos, por exemplo o desktop.Nota: podemos gravar o ficheiro tal como apresentado (entre aspas) e desta forma não necessitamos mudar da opção “.txt” para “all files” para que assuma a extensão .reg.

Continua na página 2

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s