IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Microsoft e empresas parceiras vão “Ativar Portugal” com formação certificada e emprego qualificado em TI

Deixe um comentário

image001A Microsoft Portugal apresenta hoje, em conjunto com as empresas parceiras, o Ativar Portugal – Programa de Formação e Valorização para o Emprego, que tem como objetivo a criação de emprego qualificado, formação, certificação oficial e valorização de competências em tecnologias Microsoft. Desta forma, a empresa pretende reforçar a importância do setor das Tecnologias de Informação (TI) como motor de crescimento económico do País, e posicionar Portugal como um polo de inovação e competência europeu e mundial.

Formar e certificar 10 mil pessoas em tecnologia Microsoft até final de 2017 são as grandes metas do projeto, que conta com o apoio de mais de 150 empresas parceiras e disponibiliza já no arranque perto de 350 ofertas de emprego, nas quais se destacam a Accenture, a Agap2, Bee Engineering, GFI, Iten, KCS IT, Quidgest, Randstad e Unisys como os parceiros com maior número de oportunidades anunciadas. A Microsoft estima por isso em 2.000 o número de empregos que se possam criar até ao final do ano na área das tecnologias Microsoft em Portugal no âmbito desta iniciativa.

O Ativar Portugal surge como resposta às dificuldades das empresas do setor em encontrarem profissionais com as competências necessárias e específicas deste mercado. Neste momento, há cerca de 5.000 ofertas de emprego por preencher no setor das TI – e 2.000 vagas por preencher no caso da procura de profissionais especializados em tecnologias Microsoft – não existindo profissionais com a formação adequada para responder a estas necessidades dos empregadores. Passando para um cenário europeu, estes números são bastante superiores, havendo mais de 900.000 empregos por preencher no setor das TI até 2015.

Ativar Portugal

A iniciativa resulta do compromisso e trabalho conjuntos da Microsoft Portugal e das principais empresas parceiras na área da formação, nomeadamente a Actual Training, Alphappl, Galileu, GTI e Rumos, bem como da demais rede de parceiros Microsoft, que já está a usar o mercado de emprego do portal Ativar Portugal para procurar profissionais certificados.

O Ativar Portugal é apresentado hoje em sessão pública, com a presença do Ministro da Economia, António Pires de Lima, e do Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares.

O Ativar Portugal materializa-se num portal de conteúdos de aprendizagem, qualificação e certificação em tecnologia Microsoft, e dirige-se a quatro públicos distintos:

  1. pessoas com poucos conhecimentos de tecnologia;
  2. profissionais com alguns conhecimentos tecnológicos, que pretendem aprofundar essas capacidades com vista a uma progressão na carreira ou reingresso no mercado de trabalho;
  3. profissionais com bons conhecimentos, que se pretendem certificar em tecnologias Microsoft;
  4. pessoas que possuindo competências em outras áreas, atualmente sem empregabilidade, pretendem valorizar-se para iniciar carreiras na área das TI.

Para todos o portal oferece um percurso específico e uma resposta às aspirações de cada um: 

  1. para quem pretende dar os primeiros passos na aprendizagem tecnológica, o portal apresenta o Currículo de Literacia Digital, o curso oficial completo de introdução às tecnologias de informação disponibilizado pela Microsoft Corporation a nível mundial. Este curso pode ser feito online e é totalmente gratuito. Adicionalmente pode ser feito em sala de aula, também de forma gratuita, em qualquer centro de formação do Programa Escolhas;
  2. para os que pretendem aprofundar conhecimentos, o projeto da Microsoft Portugal disponibiliza um conjunto amplo de cursos de formação em tecnologias Microsoft, subsidiada pelos parceiros (Actual Training, Galileu, GTI e Rumos) e pela Microsoft, bem como todas as “Microsoft IT Academies” – Academias de formação em tecnologia Microsoft nas instituições de ensino superior e profissional parceiras, com vista à certificação dos alunos. Adicionalmente, disponibiliza o acesso à “Microsoft Virtual Academy”, a escola internacional online da Microsoft, onde os interessados podem fazer formação gratuita em diversas áreas e consoante o seu perfil, ganhando pontos pelos cursos efetuados, com vista a um maior reconhecimento pelo mercado;
  3. para os profissionais com bons conhecimentos que se pretendem certificar, o portal faz o encaminhamento para os centros oficiais de certificação curricular oficial, onde é possível realizar os exames presenciais. Uma vez aprovados, os candidatos recebem uma certificação oficial da Microsoft, válida em todo o mundo, que os certifica como profissionais competentes e aptos para qualquer recrutamento.
  4. Por fim, e através da parceria específica da Microsoft Portugal com a Alphappl, o Ativar Portugal permite a pessoas com competências em áreas atualmente sem empregabilidade em Portugal, iniciar a aprendizagem de ferramentas de programação e outras competências tecnológicas Microsoft, para se poderem certificar e iniciarem uma carreira na área das tecnologias.

Continua na página 2

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s