IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Startup Braga lançada em parceria com a Microsoft Portugal e a Microsoft Ventures

1 Comentário

image001A InvestBraga, a nova agência para a dinamização económica de Braga, apresenta hoje o novo acelerador de empresas: Startup Braga. O projeto conta com a assinatura “in partnership with Microsoft Ventures”, um exclusivo de que gozam pouco mais de duas dezenas de aceleradores em todo o mundo e único no universo empresarial português. Com esta parceria, a Startup Braga pode aceder a recursos e know-how da Microsoft, que funcionarão como uma alavanca para o seu desenvolvimento e internacionalização, traduzindo-se em crescimento económico para o País. No lançamento da Startup Braga estiveram presentes o Primeiro-Ministro português, Pedro Passos Coelho; o Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio; o Presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira, o Senior Director da Microsoft Ventures, Cliff Reeves; e Caroline Phillips, Diretora de Desenvolvimento e Empreendedorismo da Microsoft Portugal. 

A Startup Braga constitui-se como suporte para o desenvolvimento empresarial e tecnológico de Portugal a partir de Braga, visando contribuir para aprofundar e estimular as valias e o know-how em inovação e tecnologias reconhecidos à região a nível nacional e internacional. O Campus da Startup Braga conta com 4.400m2 no centro da cidade.

startup-bragaAs startups, nacionais ou estrangeiras, poderão ter acesso a diferentes programas em função do seu estágio de desenvolvimento. Na aceleração de projetos, o enfoque será nas áreas de inovação em web, mobilidade, e-commerce e internet das coisas. O programa de aceleração visa apoiar startups nacionais de excelência a aumentarem o ritmo de crescimento e internacionalização. Já na área de incubação procuram-se startups em áreas mais alargadas, desde que ambiciosas, inovadoras e com capacidade de internacionalização. As candidaturas já estão abertas, e as startups interessadas podem candidatar-se através do site www.startupbraga.com.  

Hoje foi também apresentado um programa de pré-aceleração dirigido a investigadores e estudantes universitários, que pretende apoiar na criação de novas empresas baseadas em conhecimento e tecnologias provindas de centros de investigação.

Com o objetivo de ajudar a Startup Braga a atrair e acelerar startups de elevado potencial que possam vir a ser bem sucedidas no mercado global, a Microsoft Ventures e a Microsoft Portugal proporcionam acesso aos mentores da Microsoft Ventures assim como aos seus programas de aceleração existentes em todo o mundo, e ao App Campus, o programa de aceleração para a criação de aplicações móveis criado pela Microsoft e pela Nokia. Além disso, e como parte do programa BizSpark, estas startups vão beneficiar de acesso a software gratuito. E a Microsoft Portugal irá garantir ainda o acesso a workshops de formação técnicos e nas áreas de gestão, e a serviços baseados na Cloud, assim como a vários dispositivos -telemóveis e tablets – a partir dos quais podem criar novas aplicações e serviços.

Para além da Microsoft, a InvestBraga fez também parcerias com várias empresas, entre as quais a BlueStart da PT, a Startup Lisboa, a PWC, a Edit Value, a Biiz e a Multisector, com vista à oferta de serviços integrados nos programas de aceleração e incubação. Também no apoio jurídico, a incubadora conta com uma parceria com a Startup Telles. No que toca ao registo de patentes, a Startup Braga, em parceria com Patents.pt, vai prestar apoio às startups interessadas.

Para Carlos Oliveira, Presidente da InvestBraga, a entidade promotora desta nova startup, “a Startup Braga faz parte da estratégia para o desenvolvimento económico de Braga, neste caso na vertente de inovação e tecnologia, uma área da economia em que a cidade está constantemente a dar cartas”, disse o responsável da Startup Braga, acrescentando que “o facto de podermos contar com uma parceria com a Microsoft Portugal e a Microsoft Ventures demonstra toda a força deste projeto, tendo em conta que esta é uma parceria que apenas alguns, em todo o mundo, conseguiram obter e que nos coloca desde o primeiro dia na rota dos centros mundiais de empreendedorismo e inovação”.

“Estamos encantados por ter a oportunidade de trabalhar em parceria com a Startup Braga e a Microsoft Portugal para ajudar os empreendedores a desenvolver os seus negócios”, afirmou Cliff Reeves, Senior Director da Microsoft Ventures. “Com a correta utilização dos vários recursos, as startups têm aqui uma excelente oportunidade para se internacionalizarem e contribuírem para o crescimento da economia”, acrescentou o mesmo responsável.

A parceria com a Startup Braga é mais um passo que a Microsoft Portugal dá no apoio ao empreendedorismo e à criação de empresas de base tecnológica. Como afirma Caroline Phillips, Diretora de Desenvolvimento Empreendedorismo da Microsoft Portugal, “a Microsoft conta já com um longo historial de apoio a startups desde o lançamento, em novembro de 2008, do BizSpark. Desde então, apoiámos mais de 500 novas startups tecnológicas em Portugal através de um investimento indireto de 3,5 milhões de euros”.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

One thought on “Startup Braga lançada em parceria com a Microsoft Portugal e a Microsoft Ventures

  1. Pingback: Já abriu a corrida às inscrições para o programa de aceleração da Startup Braga | IT - online

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s