IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Microsoft apresenta programa “Do IT, Girls” e cria estágios para cinco mulheres

Deixe um comentário

image001No Dia Internacional das Mulheres na Tecnologia, assinalado em diversos países a 24 de abril, a Microsoft Portugal apresenta o “Do IT, Girls”, um projeto pioneiro de formação e capacitação de mulheres jovens na área das Tecnologias de Informação, e que terminará com um estágio profissional para cinco destas formandas na Microsoft Portugal ou em empresas suas parceiras. Esta seleção das cinco finalistas é da responsabilidade dos mentores que acompanham o projeto e decorrerá no final de cada uma das três sessões presenciais.

Ao longo de dois meses (de maio a julho), cerca de 40 jovens serão acompanhadas por quatro mentores e por voluntários da Microsoft Portugal, recebendo formação na área das TI. Nas três sessões presenciais ou nas formações à distância, vão também aprender a identificar oportunidades de carreira no setor e estabelecer contacto com profissionais da indústria, assim como aprofundar conhecimentos sobre temas como finanças pessoais, liderança, gestão de pessoas e auto-promoção.

   Microsoft CSS Empowering Youth Dirigido a mulheres entre os 18 e os 26 anos, o “Do IT, Girls” pretende inspirar uma nova geração de talentos, liderada por mulheres interessadas numa carreira profissional na área das TIC. Criar oportunidades para a criação de emprego qualificado, para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso, e para a redução do desemprego junto destas jovens são alguns dos principais objetivos do projeto. Outro objetivo é dar um tom feminino a uma área dominada por homens.

O “Do IT, Girls” insere-se no programa europeu “Empowering Youth”, através do qual a Microsoft promove a partilha de conhecimento e disponibiliza as ferramentas necessárias ao desenvolvimento de competências, que permitam aos jovens construir uma carreira de sucesso, fundamentada nos seus objetivos pessoais e nas necessidades do mercado empresarial.

Para Vânia Neto, Diretora para a área da Educação, Cidadania e Responsabilidade Social na Microsoft Portugal, há centenas de estudantes e jovens mulheres com enorme talento e aptidão para a área da tecnologia, mas que não têm a confiança necessária para seguir uma carreira nesta área, ainda muito dominada pelo sexo masculino. Acreditamos que através do programa ‘Do IT, Girls’ vamos ajudar a reverter este cenário, contribuindo para a redução do desemprego jovem, para a criação de mais emprego qualificado e de uma nova geração de talentos que trará certamente novas perspetivas e contributos para uma área com enorme potencial, mas onde há ainda muitas oportunidades por explorar”.

As Mulheres na Tecnologia

De acordo com dados da Comissão Europeia (relativos a 2013), apenas quatro em cada 1.000 mulheres vão trabalhar no setor das Tecnologias de Informação. Na verdade, e apesar do enorme potencial do setor, as mulheres continuam a estar pouco representadas: apenas 29 em cada 1.000 mulheres tem um Bacharelato, Licenciatura ou formação na área das TIC, em comparação com 95 em cada 1.000 homens. Muitos empregadores em toda a UE afirmam existir uma elevada escassezde pessoas qualificadas no setor, apesar dos dados da Comissão Europeia sugerirem que haverá 900 mil vagas para funções relacionadas com TI em 2015.

O Dia Internacional das Mulheres na Tecnologia é uma iniciativa global organizada pela ITU, agência das Nações Unidas especializada para as TIC, que pretende promover uma maior consciencialização e interesse de mulheres jovens numa carreira profissional na área das Tecnologias de Informação.

Enquanto parceira da iniciativa, a Microsoft participa e desenvolve um conjunto de iniciativas de formação e capacitação de jovens mulheres na área das TI através dos seus voluntários, em todo o mundo, incluindo Portugal, Itália, Bélgica, Suíça e Dinamarca, impactando mais de 1.000 mulheres.

Mais informações:

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s