IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Windows Phone 8.1 e Windows 8.1 Update, são as principais novidades no primeiro dia da BUILD

Deixe um comentário

msft_novoNo primeiro dia da BUILD 2014, a conferência de programadores da Microsoft Corp., a empresa anunciou várias atualizações do Windows, incluíndo o Windows Phone 8.1, a disponibilização do Windows 8.1 Update, uma plataforma de programação convergente, e ainda um programa de licenciamento a custo zero para parceiros OEM e ODM que desenvolvam telemóveis inteligentes e tablets com ecrãs com tamanho inferior a nove polegadas.

Satya NadellaAs novas oportunidades de programação do Windows oferecem uma plataforma comum a todos os dispositivos, um único conjunto de ferramentas, uma infra-estrutura comum para as Lojas Windows e Windows Phone, o que revela um claro empenho em proporcionar interoperabilidade. Estes anúncios evidenciam o compromisso constante da Microsoft com os seus parceiros e comunidade de programadores, através da maximização de oportunidades envolvendo uma vasta gama de dispositivos e serviços.

A ZON/Optimus teve também a sua estreia como orador convidado na BUILD, apresentando o Timewarp, um serviço inovador dirigido aos clientes de televisão por subscrição, que permite ver/gravar todos os programas emitidos nos últimos sete dias, sem ter de usar espaço de armazenamento na Box. Isto só é possível pelo uso do Microsoft Azure Media Services and Storage, otimizado para processar grandes volumes de armazenamento e processamento de vídeo.

Ainda na mesma conferência, a Nokia anunciou o lançamento de três novos telefones inteligentes Lumia para Windows Phone 8.1, incluíndo o líder Lumia 930, o económico Lumia 635 e o primeiro duplo-SIM Lumia 630.

Windows Phone torna-se ainda mais pessoal

A Microsoft revelou o Windows Phone 8.1 e apresentou o Cortana, o primeiro assistente pessoal verdadeiramente digital do mundo, com uma personalidade inspirada no famoso personagem “Halo”. Baseado no motor de busca Bing, o assistente Cortana começa a conhecê-lo em aperfeiçoamento contínuo, com base no seu padrão de comportamento e questiona-o antes de tomar como garantido o seu interesse em determinado tema. Este assistente deteta e gere os assuntos que requerem a sua atenção, apoiando-o ao longo do dia e ajudando-o a filtrar o “ruído” para que se concentre no que é realmente importante.

Entre as novas funcionalidades que ajudam a personalizar ainda mais os telefones inteligentes Windows Phone 8.1 encontram-se um Centro de Ação – que complementa as Live Tiles mostrando, de relance, as novas atividades e notificações – e o Senses, um conjunto de funcionalidades que facilita as tarefas de gestão como a utilização dos dados, do espaço de armazenamento e da duração da bateria. O Windows Phone 8.1 também facilita o trabalho de gestão de dispositivos aos profissionais de TI e a ligação a aplicações empresariais essenciais e a serviços com funcionalidades como, por exemplo, inscrição de dispositivos simplificada, um cliente de gestão de dispositivos móveis incorporado, S/MIME para correio encriptado e suporte de VPN, para profissionais.

O Windows Phone 8.1 ficará disponível para os atuais utilizadores do Windows Phone 8 nos próximos meses e será também pré-instalado nos novos telefones ja a partir deste mês. O assistente Cortana será lançado em versão beta nos E.U.A, Reino Unido e China no segundo semestre de 2014, e nos restantes países em 2015. Os programadores registados poderão atualizar os seus telefones para o Windows Phone 8.1 como parte do programa destinado a programadores no final deste mês.

CortanaCortanaLiveTilepinnedtostart_WebCortanaLaunchScreen_Web

Windows 8.1 Update: mais fácil de usar; excelente execução em mais dispositivos

Ainda no âmbito do seu compromisso em oferecer melhorias através de atualizações regulares, a Microsoft anunciou também o Windows 8.1 Update, que oferece aos utilizadores o que eles mais gostam no Windows, agora numa maior variedade de dispositivos, com acesso mais rápido ao que é importante, uma experiência mais familiar e uniforme em dispositivos táteis e não-táteis e mais formas de descobrir aplicações fantásticas.

As funcionalidades-chave da atualização incluem aperfeiçoamentos à interface do utilizador para utilizadores de teclado e rato, a capacidade de aceder à barra de tarefas a partir de qualquer ecrã e afixar aplicações da Loja Windows na barra de tarefas, lado a lado com aplicações do ambiente de trabalho e sites favoritos, e ainda aperfeiçoamentos ao desempenho e compatibilidade do Internet Explorer 11. Estes aperfeiçoamentos garantem um acesso mais rápido e direto às funções favoritas dos utilizadores, tornando as atividades como encerrar o sistema, pesquisar na Web e alternar entre aplicações mais fáceis do que nunca. A navegação utilizando o rato e o teclado tornar-se-á mais familiar e intuitiva, uma vez que há maior coerência na localização dos controlos e respetivo funcionamento. Especificamente para as empresas, o Windows 8.1 Update oferece compatibilidade melhorada com o Explorer 8 no Internet Explorer 11, expande a funcionalidade de gestão de dispositivos móveis e facilita a implementação, com crescente previsibilidade de novos sistemas operativos e aplicações de linha de negócios tirando partido de ferramentas de gestão familiares.

screen_04-02startScreen_Page

Os atuais utilizadores do Windows 8.1 irão receber gratuitamente o Windows 8.1 Update através do Windows Update, enquanto que os clientes do Windows 8 irão receber a atualização gratuita através da Loja Windows, a partir de 8 de Abril de 2014.*

Continua na página 2

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s