IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Microsoft Portugal e IPCA parceiros no apoio à criação de novas startups na área dos jogos digitais

Deixe um comentário

image001A Microsoft Portugal e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) assinaram um protocolo de colaboração para apoiar e acelerar a criação de novas startups de base tecnológica, no âmbito da inauguração do Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais deste Instituto.

Fazer o aconselhamento de candidaturas aos programas de apoio e financiamento das startups criadas através do Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais, potenciando a sua visibilidade e proximidade com programas e estruturas da Microsoft como os Studios, os Ventures Accelerators existentes em toda a Europa ou o programa AppCampus são as áreas principais de aposta para acelerar a criação de novas startups.

Neste âmbito, a Microsoft Portugal vai disponibilizar o acesso a software, suporte e visibilidade às startups que venham a surgir através do programa BizSpark, promovendo e estreitando o contacto com investigadores dos centros de investigação Microsoft em áreas de relevo para o programa de aceleração, e partilhando e facilitando o acesso a novas tendências tecnológicas, imprescindíveis ao alcance de melhores resultados e desenvolvimento do negócio. As startups terão ainda acesso à rede de parceiros da Microsoft, composta por mais de 3.000 empresas em diferentes setores de atividade.

De acordo com Caroline Philips, Diretora de Apoio ao Desenvolvimento e Relação com Universidades na Microsoft Portugal, “é com grande entusiasmo que a Microsoft Portugal apoia o novo Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais do IPCA, uma vez que este é a prova de que a indústria e a investigação podem caminhar juntas e contribuir para a evolução da tecnologia e, em particular, da área de jogos digitais. Esta colaboração é também o reflexo do compromisso da Microsoft em continuar a contribuir para o desenvolvimento e crescimento sustentado da economia portuguesa, através da promoção das tecnologias de informação e do empreendedorismo. Dado o enorme sucesso alcançado por programadores de jogos e startups na Europa, estamos entusiasmados e expectantes em perceber se o novo Digital Games Lab pode produzir o próximo Supercell ou Rovio”.

digarcDo lado do IPCA, em cuja Escola Superior de Tecnologia é ministrado o curso de licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, as expetativas em relaçao a este projeto também são elevadas. “É muito importante para o IPCA poder contar com o apoio da Microsoft, uma vez que nos ajuda a abrir portas e a ganhar visibilidade noutros mercados”, afirma Nuno Rodrigues, Diretor da Escola Superior de Tecnologia do IPCA.

O Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais do IPCA é o primeiro centro inteiramente dedicado ao desenvolvimento de jogos digitais criado em Portugal. Este espaço de investigação multidisciplinar compreende vários laboratórios nas áreas da engenharia electrónica, robótica, desenvolvimento de produto e audiovisuais que apoiarão a criação de novas soluções e startups de base tecnológica na área de jogos digitais.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s