IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Autarquia de Arcos de Valdevez troca XP por Windows 8 e melhora serviço aos munícipes

Deixe um comentário

win8Aumentar a qualidade do serviço e a rapidez na resposta aos pedidos dos munícipes, sem fragilizar os níveis de segurança da informação, determinaram a renovação do parque informático da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e a migração de Windows XP para Windows 8.

O fim do suporte ao Windows XP, marcado para 8 de abril de 2014, e a possibilidade de aumentar os níveis de produtividade e excelência do serviço, diminuindo em simultâneo os custos de manutenção, anteciparam a decisão da autarquia para a migração do sistema informático, com mais de 12 anos a servir as 51 freguesias do concelho.

Com a migração para Windows 8, a autarquia de Arcos de Valdevez assegura uma resposta mais rápida e eficaz aos vários pedidos que chegam diariamente ao departamento informático, ao mesmo tempo que tira partido de um conjunto de funcionalidades e aplicações que permitem organizar melhor a informação. A experiência de utilização é também mais rápida e fluida, devido às novas interfaces gráficas e ao design único e personalizável que permite aos utilizadores organizarem os conteúdos com mais utilidade, de forma intuitiva e de acordo com as suas preferências. Os munícipes são também atendidos de forma mais rápida, o que aumenta a sua satisfação.

De acordo com João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, “os nossos colaboradores têm agora acesso a melhores sistemas, mais eficazes e rápidos, o que aumenta a produtividade, a qualidade do serviço e a celeridade na resposta aos pedidos dos munícipes, que passam também a ter um mais rápido acesso a toda a informação. A par disto, é também de destacar a racionalização de custos, fator crucial e muito valorizado sobretudo nos tempos de dificuldade económica a que nenhum de nós é alheio.”

Além dos vários benefícios que decorrem da migração do Windows XP para Windows 8, destacam-se também os níveis de segurança e conformidade que permitem suportar múltiplos utilizadores e a partilha de informação de forma transversal entre toda a instituição, com total segurança.

De acordo com Rui Gonçalves, da RIS 204B, parceiro da Microsoft responsável pela migração do parque informático da câmara, “a existência de muitos sistemas operativos e o fim de vida do Windows XP seriam graves ameaças à segurança da instituição. A par disto, verifica-se também a necessidade de aumentar o tempo de vida dos equipamentos sem que isso signifique incorrer num aumento de custos para a instituição. O equilíbrio entre todas estas necessidades foi possível com o upgrade para Windows 8”.

Com a migração de Windows XP para Windows 8, a autarquia de Arcos de Valdevez conseguiu colmatar os recorrentes bloqueios nas aplicações, aumentando a capacidade dos mais de 70 computadores que estão ao serviço da instituição, sem necessidade de recorrer a investimento em hardware, e aumentando a produtividade de todos os colaboradores e da própria instituição.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s