IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como restaurar o Start Screen do Windows 8.1para as definições padrão

Deixe um comentário

guias_itonlineO Windows 8 veio marcar uma nova era na experiência de utilização através do seu design moderno e simplista. Uma das grandes alterações a nível de interface aconteceu no Start Screen, substituto direto do Menu Iniciar e que acompanhou o Windows em inúmeras versões. O Windows 8.1 veio acrescentar novas funcionalidades às já existentes no Windows 8, nomeadamente o redimensionamento das Tiles das App’s, possibilidade de seleção e movimentação e uma ou mais App’s, etc.

Para além destas novidades, o Windows 8.1 deixou de afixar automaticamente novas Tiles de App’s recém instaladas.

Como sempre aconteceu, existem muitos utilizadores que gostam de dar um toque especial ao seu SO e através de software de terceiros, efetuam diversas personalizações que alteram tanto o aspeto visual, como o comportamento de determinadas funcionalidades. Quando os utilizadores se cansam destas personalizações ou começam a ter problemas com algumas funcionalidades, causadas em parte pela utilização deste tipo de software, daria imenso jeito poder reverter estas alterações de forma rápida sem ter necessidade de fazer um restauro de sistema ou em casos mais extremos, fazer uma reconfiguração do Windows para as definições de fábrica.

Pois bem, essa forma existe e nos próximos passos vou explicar como fazer um restauro as definições padrão do Start Screen no Windows 8.1.

O primeiro passo é abrir o Command Prompt com privilégios de administrador. Para isso vamos escrever CMD no Start Screen e em seguida, vamos utilizar a combinação de teclas Ctrl + Shift + Enter para abrir e atribuir os privilégios necessários (Em alternativa, podemos clicar com o botão direito do rato no resultado da pesquisa e selecionar a opção Run as Administrator) .

Screenshot (12)Com o Command Prompt aberto, vamos escrever os seguintes comandos ambos seguidos de Enter.

del %LocalAppData%\Microsoft\Windows\appsFolder.itemdata-ms
del %LocalAppData%\Microsoft\Windows\appsFolder.itemdata-ms.bak
tskill explorer

Reset-Start-Screen-in-Windows-8_1Após o ultimo comando, o Explorer vai ser reiniciado e a partir deste passo poderá ver o reset ao Start Screen clicando no Start Button do Windows 8.1 ou pressionado a tecla WIN do seu teclado.

Screenshot (13)Com o Start Screen com as definições padrão, poderá agora fazer novamente a personalização que lhe for mais conveniente.

Espero que este Guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Cumps,

NS

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s