IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Santarém introduz tecnologia Microsoft para modernização administrativa e é a primeira autarquia com uma aplicação na Loja Windows

Deixe um comentário

image001A Câmara Municipal de Santarém acaba de implementar um conjunto de soluções tecnológicas que lhe permitiram modernizar os seus processos administrativos, conseguindo assim uma série de vantagens, tanto no relacionamento com os munícipes como ao nível da produtividade dos seus colaboradores. Das várias inovações tecnológicas agora introduzidas destaca-se a aplicação do Município de Santarém para Windows 8. Com este passo, a Câmara Municipal de Santarém é a primeira autarquia a estrear-se na Loja Windows.

Este processo de modernização administrativa arrancou em janeiro de 2012, com o objetivo de melhorar e otimizar os processos de negócios da instituição, criar novos produtos e serviços, aumentar a produtividade dos colaboradores e melhorar todo o processo de tomada de decisão.

Para o desenvolvimento deste projeto a Câmara Municipal de Santarém apostou em tecnologia Microsoft, como forma de responder às várias necessidades administrativas e recorrendo a um conjunto de produtos e serviços diferentes, onde se destacam o Microsoft Dynamics CRM, o Microsoft Lync 2013, o Microsoft System Center 2012 e o Sharepoint 2010. A isto junta-se, ainda, uma aplicação para o Windows 8, através da qual é possível conhecer e explorar todo o município de Santarém.

Neste momento, com as várias soluções tecnológicas a funcionar, as vantagens já são visíveis. Por exemplo, todos os munícipes podem utilizar o canal Internet para a submissão dos pedidos, o que significa diminuição do tempo de resposta e poupança nos recursos. Além disso, a colaboração entre equipas e tempo de resposta ao munícipe foram otimizadas através da utilização do Microsoft Lync. Com a entrada em produção do CRM, o serviço de atendimento ao público passou a ter uma visão global dos munícipes, conseguindo assim dar uma resposta mais rápida e ágil a todos os pedidos. Por outro lado, a gestão documental e Epaper permitiram a redução de cerca de 70% do papel utilizado na Câmara Municipal de Santarém. E com o SCCM & SCOM, a autarquia consegue uma gestão organizada e cuidada do seu parque informático, o que lhe garante um maior controlo de custos.

Dirigida aos munícipes e não só, a aplicação para Windows 8 da Câmara Municipal de Santarém pretende posicionar a autarquia como inovadora e na linha da frente na adoção de novas tecnologias.

App SantarémEsta aplicação foi desenvolvida por alunos da licenciatura em Informática da Escola Superior de Tecnologias e Gestão de Santarém, com a qual a autarquia assinou um protocolo. Este prevê que os alunos realizem os seus estágios curriculares desenvolvendo soluções propostas pelo município e recorrendo a tecnologias Microsoft.

Mais informações:

Vídeo Case Study Câmara Municipal de Santarém: http://video.pt.msn.com/watch/video/case-study-camara-municipal-de-santarem/2tzuwzoow

Aplicação para Windows 8 do Município de Santarém: http://apps.microsoft.com/windows/pt-pt/app/municipio-de-santarem/c9edcc62-866e-4dc7-bf02-8b20ff400e6d

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s