IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como obter a classificação do Windows Experience Index no Windows 8.1

2 comentários

Windows-8.1Com o desenvolvimento do Windows 8.1, a Microsoft veio introduzir dezenas de novas funcionalidades mas também modificar algumas existentes no Windows 8 e anteriores.

O Windows Experience Index (WEI) surgiu no Windows Vista e manteve a sua forma gráfica até ao Windows 8. Esta ferramenta permite executar um scan ao hadware instalado no PC e no final cria um relatório onde atribui uma pontuação a cada um dos componentes testados, permitindo desta forma ao utilizador um melhor entendimento sobre as capacidades do equipamento.

Nas versões anteriores ao Windows 8.1 (Windows Vista, 7 e 8) para executar os testes e visualizar o relatório final, podíamos simplesmente clicar com o botão direito do rato no ícone do Meu Computador, selecionar Propriedades e no separador System em Rating, clicar em Windows Experience Índex.

No Windows 8.1 o modo gráfico descrito anteriormente deixou de estar presente, como podemos observar na imagem em baixo, contudo a ferramenta Winsat.exe permite-nos ainda executar os testes e verificar os relatórios no formato .xml.

system

Vejamos então como podemos obter a classificação do Windows Experience Index:

Em primeiro lugar, vamos abrir uma janela do Command Prompt recorrendo à combinação de teclas Win+R, escrevemos CMD na janela de diálogo seguindo de Enter.

cmd

Em alternativa, podemos utilizar a combinação WIN+X (Menu Power User) e em seguida, selecionar a opção Command Prompt.

Uma vez aberta a janela, vamos escrever o seguinte comando: winsat formal

winsat_formalEste comando vai iniciar os testes necessários aos componentes de hardware e no final, gerar o relatório com as classificações. Esta tarefa demora vários minutos.

winsat_testDepois do Winsat terminar o scan ao sistema, é altura de analisar um dos sete relatórios gerados.

Para isso vamos abrir o File Explorer, em seguida vamos navegar até à seguinte localização: C:\Windows\Performance\WinSAT\DataStore

Winsat1Uma vez dentro da pasta DataStore, vamos abrir o ficheiro Formal.Assessment (Initial).WinSAT.xml. Este ficheiro abre por defeito no Internet Explorer mas pode ser aberto noutro editor de texto como por exemplo o notepad.

winsprDentro da tag <WinSPR> podemos então visualizar a classificação atribuída a cada componente de hardware (RAM score, CPU score, Graphics score, Disk score e Gaming score) e a classificação global de todo o sistema na tag <SystemScore>.

Para terminar, caso um utilizador faça uma substituição de um componente de hadware ou actualização de um driver, pode efectuar um refresh à classificação, bastando para isso executar o comando Winsat format -restart

A todos desejo uma ótima experiência de utilização.

Espero que este Guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Cumps,

NS

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

2 thoughts on “Guias IT-online: Como obter a classificação do Windows Experience Index no Windows 8.1

  1. Pingback: Guias IT-online: Obter a classificação do Windows Experience Index no Windows 10 (Build 10074) | IT - online

  2. Boa dica!😉 Parabéns.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s