IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

CDI Portugal é o novo projeto de inclusão social apoiado pela Microsoft

Deixe um comentário

image001A Microsoft Portugal apresenta hoje, em primeira mão e no arranque da sua iniciativa anual “Encontro de Parceiros Sociais”, um novo projeto estruturante de Responsabilidade Social por si apoiado, o CDI Portugal – Centro de Inclusão Digital.

Originário do Brasil e já com uma estrutura internacional, o CDI é um projeto revolucionário de intervenção e inclusão digital, reconhecido à escala mundial, que chega agora a Portugal, com o objetivo de ampliar a sua missão de mobilizar e transformar comunidades e redefinir percursos de vida de pessoas, provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos, através da utilização da tecnologia e de todo o seu potencial.

Com mais de 18 anos de atuação, 780 espaços de inclusão digital espalhados por 12 países um pouco por todo o mundo, e mais de 1,000,000 de vidas impactadas, o CDI tem vindo a desenvolver um trabalho de elevado impacto social e económico junto das comunidades onde atua, através da qualificação técnica na utilização das tecnologias de informação e comunicação, da formação e promoção de agentes sociais de transformação e do estímulo e apoio ao espírito empreendedor.

O CDI Portugal tem como objetivo impactar, no primeiro ano de atividade, mais de 1200 jovens, dotando-os de competências tecnológicas, criando condições de empregabilidade apoiando em simultâneo o desenvolvimento de ideias e negócios empreendedores.

Projetos piloto em Portugal

image002O CDI amplia agora os seus desafios de inclusão digital iniciando operações em Portugal, com o arranque do projeto piloto no Bairro da Bela Vista, em Setúbal, numa parceria com a Cruz Vermelha, enquanto prepara já o lançamento do segundo piloto, em Vale de Cambra, Porto.

A ambição do CDI é vir a gerir, com a sua metodologia única a rede de centros de inclusão digital existente em Portugal, expandindo-a para escolas, prisões e outros locais onde a tecnologia possa reconverter e abrir novas oportunidades para os mais jovens e para as comunidades excluídas socialmente. Neste âmbito, trabalhará em parceira com a Cruz Vermelha Portuguesa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Fundação da Juventude para integrar projetos já existentes através da adoção da sua metodologia e conteúdos.

De acordo com João Baracho, Diretor Geral do CDI Portugal, “É um enorme privilégio poder liderar a entrada em Portugal de um projeto como o CDI, cujo propósito de intervenção cívica e social permitiu redefinir e orientar percursos de vida de milhares de pessoas de contextos socioeconómicos desfavorecidos, um pouco por todo o mundo. Partilhar esta missão e compromisso com um conjunto notável de parceiros, faz-me acreditar que juntos conseguiremos marcar a diferença na vida de muitas mais pessoas, contribuindo assim para aumentar os índices de inclusão e inovação social no nosso país, através da aplicação de uma metodologia inovadora.”

CDI Portugal – Um projeto apoiado por parceiros de renome

Prova da credibilidade e dimensão internacional que este projeto atingiu é o grupo invejável de parceiros que suportam o arranque da sua operação em Portugal. Neste âmbito, para além da Microsoft Portugal, Fundação EDP, Fundação PT, Mckinsey & Company, EgonZhender e SRS Advogados, que se constituíram como o núcleo duro de arranque, o CDI Portugal conta, ainda, com a colaboração da PriceWaterhouseCoopers, Leo Burnett, Lift Consulting e Fluxfin.

CDI Portugal – O primeiro programa com a marca “Microsoft YouthSpark”

O lançamento do CDI em Portugal conta com o apoio da Microsoft Portugal, através do financiamento de cerca de 100,000 dólares para o primeiro ano de arranque.

O projeto constitui, ainda, a novidade do programa Microsoft YouthSpark, uma nova chancela da Microsoft para todos os programas de base económica e social destinada ao segmento jovem.

O YouthSpark agrega todas as iniciativas de estímulo de inovação, formação, apoio ao empreendedorismo e empregabilidade dos mais jovens, e tem como principal objetivo capacitá-los para imaginar e realizar o seu pleno potencial, dando-lhes acesso a melhores oportunidades de educação, emprego e criação do próprio emprego, redefinindo-lhes o percurso de vida e preparando-os para um futuro melhor. Neste âmbito, a Microsoft apoia os projetos de juventude do CDI, muito embora a sua atuação se amplie a outras franjas da população.

De base internacional, o programa YouthSpark pretende impactar cerca de 300 milhões de jovens em todo o mundo, ao longo dos próximos 3 anos.

De acordo com João Couto, Diretor Geral da Microsoft PortugalÉ com muita expectativa que apoiamos o lançamento do CDI em Portugal e a sua missão de promover a inclusão digital dos mais jovens, criando oportunidades para que possam desenvolver o seu potencial, nomeadamente através da tecnologia, orientando-os para um futuro melhor.

Depois do sucesso do programa de formação de desempregados da área do têxtil que resultou da parceria com o CITEVE, que ao longo de 6 anos, recebeu mais de 1 milhão de euros de investimento e formou mais de 12,000 pessoas, vamos fazer agora uma nova aposta, que esperamos igualmente vencedora, ao apoiarmos esta ONG com provas dadas noutros pontos do globo e com uma metodologia de inclusão digital totalmente adaptada aos desafios da atualidade. Por estes motivos, pela verdadeira dimensão de responsabilidade social que este projeto representa, acreditamos que através do potencial da última geração de tecnologias Microsoft podemos fazer a diferença, redefinir percursos e mudar vidas”.

Para além da Microsoft Portugal, o CDI Portugal conta ainda com o apoio da Fundação EDP, da Fundação PT, Mckinsey & Company, EgonZehnder, PricewaterhouseCoopers, Leo Burnett e Lift Consulting.

Para conhecer em detalhe a missão e atuação do CDI consulte: www.cdi.org.br

CDI Global – Uma das 100 melhores ONGs mundiais

De origem brasileira, o CDI Global é considerada uma das 100 melhores do mundo pelo The Global Journal: http://theglobaljournal.net/article/view/554/. Ao longo da sua existência conta com mais de 60 prémios e distinções diversas.

O seu trabalho é reconhecido além-fronteiras, como demonstra este artigo do Huffington Post:

http://www.huffingtonpost.com/michele-hunt/thanks-to-the-internet-we_b_3182549.html?utm_hp_ref=fb&src=sp&comm_ref=false#sb=2562961,b=facebook.

O CDI foi fundado por Rodrigo Baggio, nomeado pelo World Economic Forum um dos “100 Líderes Globais do Futuro”. Anteriormente já tinha sido indicado pela CNN e pelas revistas Time e Fortune como uma das “Principais Vozes do Desenvolvimento Económico Mundial”. Rodrigo Baggio foi o primeiro empreendedor social reconhecido por organizações como a Ashoka, a Avina, a Schwab e a Skoll. Orador inpiracional, Rodrigo Baggio é presença assídua em grandes fóruns de tecnologia como o TedEx:  http://www.youtube.com/watch?v=Nv5GIMQuarY&playnext=1&list=PL4615E46AD9CFBF72&feature=results_video.

Mais informações:

Web imprensa Microsoft Portugal: www.microsoft.pt/imprensa

CDI Portugal: www.cdi.org.pt

CDI Global: www.cdi.org.br

Microsoft YouthSpark em Portugal (programas para juventude): www.microsoft.pt/youthspark

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s