IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

For a Better World vence a Final Nacional da edição 2013 da Imagine Cup

Deixe um comentário

image001A Microsoft Portugal dá hoje a conhecer o vencedor da Final Nacional da Imagine Cup 2013, a maior competição tecnológica à escala mundial dirigida a estudantes do ensino superior. For a Better World é o nome do projeto, pensado e desenvolvido por uma aluna de doutoramento da Universidade do Minho, Ana Ferraz, que irá representar Portugal na Final Mundial das Olimpíadas de Software, que este ano terão como palco a cidade de St. Petersburgo, na Rússia, de 8 a 11 de julho.

A Imagine Cup é a maior competição internacional de tecnologia, promovida pela Microsoft Corporation e com fins sociais. A iniciativa é subordinada a um tema altruísta e pretende encorajar e estimular os mais jovens a refletirem sobre como a tecnologia pode ajudar a dar resposta a problemas concretos da humanidade, nas suas diferentes esferas: saúde, educação, ambientem, entre outros. A iniciativa mobiliza cerca de 350,000 jovens em todo o mundo, envolvendo mais de 100 países na apresentação de projetos tecnológicos inovadores.

À 10ª edição nacional da Imagine Cup, que decorreu na passada sexta-feira, chegaram 10 projetos nacionais em 3 categorias: Cidadania, Inovação e Jogos, tendo 3 destes disputado a finalíssima, onde se veio a apurar o grande vencedor. À semelhança da edição anterior, o desafio para a edição 2013 da Imagine Cup consistia em refletir sobre como aplicar a tecnologia para resolver os problemas sociais mais complexos da Humanidade.

O desafio que foi lançado aos estudantes portugueses visava, ainda, o desenvolvimento de uma aplicação tecnológica de raiz, recorrendo para o efeito a uma ampla variedade das mais recentes tecnologias Microsoft, das quais são exemplo: o Kinect for Windows, o Windows Phone, Windows Azure, o Skype, o .Net Framework ou o SQL Server, entre outros.

De acordo com José Fernandes, Diretor de Apoio ao Desenvolvimento e Academias da Microsoft Portugal, “É muitíssimo gratificante assistirmos ao enorme potencial e qualidade dos projetos que nos chegam através da Imagine Cup, e vermos também cumprido o objetivo da iniciativa de desafiar a criatividade dos mais jovens, neste caso de estudantes universitários, no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, que mais do que ideias inovadoras se traduzem em respostas concretas a problemas sociais muito atuais, aos quais nenhum de nós está indiferente. A par disto, é também com enorme satisfação que assistimos a uma crescente maturidade dos projetos apresentados, ao elevado espírito empreendedor de jovens talentos, mas sobretudo à enorme vontade que têm de fazer a diferença.”

“O ano passado conseguimos um honroso terceiro lugar na Final Mundial da Imagine Cup, um feito histórico e pela primeira vez alcançado, ao qual brindamos com enorme satisfação e que uma vez mais nos mostrou que este é o caminho certo, de que existe um enorme potencial, talento e criatividade e que, por isso, temos toda a massa crítica para fazer a diferença, e através da inovação ajudar a resolver problemas concretos. A Imagine Cup é a prova viva disso mesmo”, acrescenta ainda José Fernandes.

O Projeto Nacional Vencedor: For a Better World

For a Better World, da autoria de Ana Ferraz, aluna de doutoramento da Universidade do Minho, é o nome da solução tecnológica, desenvolvida em tecnologia Visual Studio 2012, que venceu a Final Nacional da Imagine Cup 2013. Trata-se de um dispositivo portátil que permite, de forma automática e em apenas cinco minutos, detetar o grupo sanguíneo, fornecendo informações precisas que pretendem auxiliar profissionais de saúde em situações de emergência, reduzindo os riscos de incompatibilidade e erro humano, nomeadamente em situações de transfusão.

_MG_6287

O dispositivo apresenta uma nova metodologia de determinação do grupo sanguíneo, mais rápida, simples e menos dispendiosa comparativamente aos métodos tradicionais já existentes, propondo a resolução de alguns problemas que imperam em situações de emergência, e que se prendem com a celeridade na obtenção de resultados, decisiva em situações de emergência e na adequação do tratamento.

A fraca celeridade dos métodos tradicionais e o procedimento habitual de doação de sangue O negativo em situações de emergência, considerando o doador universal e com menores riscos de incompatibilidade, apresentam elevados riscos associados. A solução tecnológica For a Better World pretende colmatar estas mesmas falhas. Neste âmbito, o sistema tecnológico permite a análise em situações de emergência em poucos minutos, aproximadamente 5 minutos, e a partilha dos resultados com hospitais, laboratórios, acelerando os mecanismos de resposta ao paciente.

O sistema apresenta, ainda, uma vantagem adicional que é a sua portabilidade, contrariamente aos dispositivos atuais, o que facilita o seu transporte e utilização em diferentes contextos. O dispositivo possibilita, ainda, a análise e realização de outros testes de pré-transfusão através dos quais é possível detetar a presença de antigénios no sangue do paciente e perceber que possíveis incompatibilidades podem existir no processo de transfusão, reduzindo adicionalmente a possibilidade de erro humano associada a este processo.

Dos 10 projetos a concurso, o segundo lugar da Final Nacional foi atribuído a Tiago Fernandes, aluno da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que ganhou a categoria de Inovação com a plataforma Taggeo, a qual permite que utilizadores de telemóveis troquem mensagens baseadas em coordenadas geográficas, criando uma dinâmica de interação entre diferentes utilizadores. O terceiro lugar foi arrecadado na categoria de jogos pela equipa de estudantes da Universidade da Beira Interior pelo desenvolvimento do jogo de plataformas Kieran’s Journey.

À edição 2013 da Imagine Cup concorreram mais de 200 participantes. Foram apresentados 20 projetos, dos quais 10 chegaram disputaram a Final Nacional que teve lugar na sede da Microsoft, em Lisboa.

Júri, Critérios de Avaliação, prémios e apoios

A final nacional da Imagine Cup tem como objetivo eleger a equipa de alunos e a solução tecnológica mais inovadora, que representará Portugal na final mundial, que este ano se realiza em St. Petersburgo, na Rússia.

A avaliação dos projetos na Final Nacional foi realizada por um júri presidido por José Fernandes da Microsoft Portugal e constituído por Catarina Seixas (Fundação EDP), Tiago Cardoso (FCT-UNL) e Lourenço Medeiros (SIC). Simão Melo de Sousa (UBI), António Lucena de Faria (Fábrica de Startups), João Vitória (FullSix), Francisco Teixeira (AGAP2) e Alexandre Barbosa (Faber Ventures) integraram, ainda, o painel de júris que avaliou a primeira fase de trabalhos.

Os projetos foram avaliados de acordo com os seguintes critérios: definição do problema, o design e o modelo de negócio (inovação, impacto na sociedade, eficácia, experiência de utilização), a apresentação do projeto e respectivo desenvolvimento (perspectivas de evolução da ideia e solução tecnológica apresentada).

Apoiada pela Fundação EDP, a iniciativa pretende dar a estes jovens estudantes a possibilidade de desenvolverem soluções tecnológicas inovadoras, com forte impacto social e humanitário, orientando e apoiando ideias que se pretende tenham viabilidade e materialização prática num futuro próximo.

Adicionalmente à aprendizagem, obtenção e partilha de conhecimento e interação entre jovens estudantes de todo o país, os projetos finalistas da Imagine Cup 2013 foram ainda premiados com produtos baseados em tecnologias Microsoft, sendo o projeto vencedor e o segundo finalista reconhecidos com um prémio monetário no valor de 3.000€ e 1.000€ respetivamente, apoiado pela Fundação EDP.

Mais informações:

Web imprensa Microsoft Portugal: www.microsoft.pt/imprensa

Facebook:   http://www.facebook.com/#!/ImagineCupPortugal

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s