IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

HP Desvenda Inovações em Tape Desenvolvidas Para a Convergência

Deixe um comentário

HP_New_Logo_2DA HP acaba de apresentar o novo portefólio de soluções em tape HP StoreEver Storage. Esta nova oferta tem por base a sexta geração da tecnologia “Linear Tape-open” (LTO-6), que disponibiliza o dobro da capacidade e um desempenho 44 % superior À geração LTO-5, ocupando o mesmo espaço (1) físico.

Uma abordagem fragmentada sobre a política de proteção e retenção de dados de uma empresa, pode levar as organizações a ficarem expostas a riscos de natureza legal e financeira. Sob o ponto de vista da tecnologia, este tipo de abordagem pode ainda resultar em custos elevados e na complexidade de gestão. Os centros de dados convergentes permitem reduzir os custos e a complexidade, mas requerem uma abordagem abrangente tendo em vista uma proteção de dados que contemple tecnologia de software, de storage e de tape, a fim de mitigar o risco.

A nova oferta HP StoreEver Storage, que introduz o mais amplo portefólio de soluções de fita magnética atualmente disponibilizado na indústria, integra os produtos e tecnologias de tape líderes de mercado (2), soluções HP Converged Storage e o software de backup  HP Data Protector, referência na área de protecção de informaçãode backups. Esta integração perfeita, juntamente com as novas funcionalidades da geração LTO-6, confere à oferta HPStoreEver, a capacidade de oferecer uma proteção e retenção de dados de longo prazo, num formato que permite ir ao encontro das necessidades qualquer ambiente e organização.

De acordo com Luís Brites, Storage Division Manager, da HP Portugal, “apesar das inovações anunciadas nos últimos anos nas tecnologias de backup para disco com recurso a deduplicação, a realidade é as organizações continuam a necessitar da tape física com um nível adicional de proteção de informação. Esta necessidade pode dever-se a questões operacionais, ao custo das soluções de backup para disco ou por último, por razões legais. Nesse sentido, a tecnologia LTO-6 vem permitir aumentar em 44% a velocidade das operações de backup e simultaneamente, reduzir para metade a quantidade de cartridges necessárias para proteger a mesma quantidade de informação”.

“O armazenamento em fita tem vindo a ressurgir à medida que as empresas que têm de lidar com arquivos de big data percebem que uma abordagem fragmentada para a proteção e retenção pode resultar num custo e num risco adicional”, disse David Scott, senior vice president e general manager da Storage Division da HP. “Com a capacidade e a resiliência da oferta HP StoreEver, o portefólio HP Converged Storage oferece a abordagem mais abrangente e integrada da indústria no que diz respeito ao armazenamento, à otimização e à proteção de dados, dando aos clientes todas as condições para simplificarem e reduzirem os custos de infraestrutura de uma forma ainda mais atrativa”.

O portefólio HP StoreEver suporta cartridges, unidades de tape stand-alone  e Tape Libraries, sendo capaz de acomodar até 44 petabytes (PB) de  informação num único sistema (3). As Tape Libraries HP StoreEver oferecem unidades de disco e cartridges removíveis para acomodar uma capacidade praticamente ilimitada, permitindo assim que os clientes possam suportar os requisitos de escalabilidade à altura dos seus arquivos digitais.

Inovações HP sobre o standard LTO-6 reforçam a resiliência da tape

A família de soluções HP StoreEver proporciona uma longevidade significativamente melhorada para os dados guardados de forma offline, fazendo o melhor aproveitamento possível das cartridges LTO que são capazes de oferecer um tempo de vida útil de até 30 anos. Para reduzir o risco de falha de meios, a HP aumentou a durabilidade dos meios de fita magnética e prolongou a vida da tape-head. Isto só possível porque a HP foi além das capacidades do standard LTO-6, adicionando-lhe várias inovações que permitem:

  • Reduzir o desgaste e aumentar o desempenho, graças à utilização de um cilindro com um maior diâmetro e de um elevador de tape dinâmico que permite minimizar o desnecessário efeito de arrastamento.
  • Melhorar a fiabilidade e o desempenho, através da utilização do algoritmo de correspondência de classificação de dados da HP que ajusta de forma contínua a velocidade da unidade de fita magnética com o fluxo de dados vindo do host.
  • Abordar os problemas de uma forma proativa por intermédio da tecnologia HP StoreEver TapeAssure, que monitoriza as unidades de fita magnética, as Tape Libraries e as cartridges, para garantir que cada elemento da infraestrutura da tape se encontra totalmente otimizado para uma gravação e leitura de dados fiável.
  • Reforçar a durabilidade das cartridges, usando um processo de fabrico proprietário da HP que reveste a cabeça da tape com uma camada de proteção adicional para evitar o desgaste.

Maior proteção financeira e retenção dos dados em rápido crescimento

A 2,5 cêntimos de Euro por gigabyte (GB) (4), e com uma capacidade máxima de 6,25 terabytes (TB) por cartucho, o portefólio HP StoreEver com LTO-6 oferece uma solução de armazenamento eficiente sob os pontos de vista do custo e da energia, sendo ideal para a proteção e o arquivo a longo prazo de dados de negócio críticos em organizações de todas as dimensões. Com esta nova solução, os clientes podem beneficiar:

  • Com a redução de custos energéticos através das unidades de fita magnética que, ao contrário dos discos com funcionamento giratório, não precisam de ser constantemente ligadas e entram por defeito em modo de hibernação após a deteção de curtos períodos de inatividade.
  • Com uma redução de até 93 por cento sobre o custo total de propriedade, graças à maior economia de energia quando utilizada para processos de arquivo de longo prazo e em relação aos meios de armazenamento com funcionamento giratório, cujas necessidades de alimentação energética são 238 vezes maiores face às soluções de fita magnética (5).

De facto, de acordo com um estudo independente financiado pelo The Clipper Group sobre o custo total de propriedade (TCO) do arquivo de dados digitais a longo prazo, é possível ler como conclusão que “só o custo da energia para uma solução média baseada em disco é maior que todo o TCO para uma solução média baseada em fita magnética” (5).

Usar o armazenamento offline é tão simples como usar o storage online

O software de gestão de sistema de ficheiros HP StoreOpen com a funcionalidade Linear Tape File System (LTFS) faz do HP StoreEver uma solução tão fácil de gerir como as soluções de disco, o que permite baixar ainda mais os custos e aumentar ainda mais a produtividade. Desta forma, os clientes podem:

  • Melhorar a agilidade operacional através da funcionalidade drag-and-drop, sendo mas fácil localizar e gerir arquivos armazenados na fita magnética.
  • Reduzir o tempo de administração ao simplificar a distribuição e a troca de ficheiros através de organizações com plataformas heterogéneas.
  • Minimizar o risco do negócio, com a capacidade de se fazer a gestão do backup de disco no HP StoreOnce e de descarregar os dados em fita magnética diretamente através da aplicação de backup.
  • Reduzir os custos de gestão do armazenamento, através do controlo de todas as funções de cópia de segurança e de replicação em todos os discos e tapes através de uma única interface, possibilitado pela integração da solução HP StoreOnce Catalyst com HP Data Protector e software de backup de terceiros.
  • Reduzir a complexidade, ao centralizar a gestão das Tape Libraries em todo o mundo numa única interface com a solução HP Command View Tape Library (CV-TL).

“Como uma empresa de produção com múltiplos programas de televisão de sucesso, os nossos requisitos de capacidade de armazenamento aumentaram rapidamente, resultando na necessidade de um baixo custo, uma solução fácil de gerir, com escalabilidade praticamente infinita “, referiu Will Pisnieski, vice-presidente de pós-produção da Authentic Entertainment. “A combinação do HP StoreEver Storage e do software StorageDNA’s DNA Evolution é a solução mais eficiente de arquivo que temos utilizado, permitindo-nos dedicar mais recursos para a qualidade da produção, reduzindo a administração de armazenamento e minimizando a nossa necessidade de investimento futuro em hardware”.

Melhorar a segurança na retenção e proteção de dados a longo prazo

Quando combinado com a solução de backup HP StoreOnce para proteção de informação ou com a oferta de armazenamento HP StoreAll para a retenção de informação, o portefólio HP StoreEver permite que os clientes possam reduzir os riscos ao colocarem os dados num meio offline e portátil e ficando assim a salvo das ameaças online, bloqueando, por exemplo, vírus.

Para reforçar ainda mais a segurança, a nova solução HP StoreEver Storage oferece funcionalidades de proteção baseadas quer em encriptação de dados por hardware, quer em Write Once Read Many (WORM), de modo a evitar substituições de dados que possam acontecer acidentalmente. (6)

Toda a informação sobre o pertefólio de armazenamento da HP, incluindo as soluções HP StoreEver, está disponível em www.hp.com/go/storage/nextera.

O principal evento de clientes da HP para a região das Américas, o HP Discover, decorre entre os dias 10 e 12 de Junho em Las Vegas.

Preço e disponibilidade (4)

O portefólio HP StoreEver com media tape LTO-6 , unidades de tape e produtos de automação de tape está já disponível por um preço inicial de 3.999 USD para uma solução HP StoreEver LTO-6 tape drive e de 8.600 USD para uma solução HP StoreEver LTO-6 tape library.

(1)  Ao usar uma combinação que envolve a compressão 2.5:1 e avanços tecnológicos fundamentais, a capacidade da cartridge com tecnologia LTO-6 é de 6,25 TB, comparada com os 3 TB permitidos pela tecnologia LTO-5; o desempenho LTO-6 é de 1,44 TB/hr, comparado com 1 TB/hr da tecnologia LTO-5.

(2)  De acordo com o relatório IDC Branded Tape Tracker CQ2 2012, a HP é a empresa líder mundial no que diz respeito à quota de mercado em termos de unidades e de receita para tape LTO, o que envolve produtos de tape individuais e Tape Libraries.

(3)  Ao usar uma compressão 2.5:1 e uma tape library ESL G3 com 16 frames totalmente preenchida.

(4)  Preços de tabela estimados para os EUA. Os preços reais podem variar.

(5)  The Clipper Group, “In Search of the Long-Term Archiving Solution—Tape Delivers Significant TCO Advantage over Disk,” David Reine e Mike Kahn, 23 de dezembro de 2010.

(6) Disponível para LTO-6 durante a primavera de 2013

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s