IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Remover App’s nativas do Windows 8 permanentemente, via Powershell.

Deixe um comentário

No Windows 8 para além de um vasto leque de aplicações nativas como o Paint, WordPad, Bloco de Notas e alguns outros programas, possui pré instaladas uma lista de aplicações modernas (Metro) como por exemplo as Mensagens, Jogos, Internet Explorer, Correio, Pessoas, Câmara, Vídeo etc.

 Sempre que queremos remover uma destas Aplicações, clicamos com o botão direito do rato na aplicação em questão e logo de seguida selecionamos a opção desinstalar. Contudo, esta ação não remove definitivamente a aplicação do PC, fazendo que o espaço que a aplicação ocupa em disco não fique disponível.

Inúmeros utilizadores poderão remover estas aplicações de forma permanente, simplesmente porque não as usas ou porque não possuem equipamentos compatíveis com o toque, como netbooks ou desktops, podendo assim recuperar espaço em disco ocupado pelas mesmas.

Neste guia, vou explicar como remover de forma permanente as aplicações nativas do Windows 8, através do Powershell.

Antes de iniciarmos o processo de instalação, é recomendado que todas as aplicações não estejam em execução. Se for esse o caso, deverão através do Gestor de Tarefas fechar permanentemente as App’s.

img1

O nosso primeiro passo é abrir o Powershell com privilégios de administrador. Para isso vamos a partir do Start digitar powershell e de seguida, com aplicação selecionada, usar a combinação de teclas Ctrl + Shift + Enter. Desta forma o Powershell será executado como administrador.

Em alternativa, podemos com o botão direito do rato selecionar a aplicação e a partir da App Bar, clicar na opção “Run as administrator”.

img2

Com a janela no Powershell aberta, vamos inserir o seguinte comando caso queiramos listar todas as App’s instaladas:

Get-AppxPackage -AllUsers

img0

Em seguida, vamos inserir o seguinte comando para remover permanentemente as App’s nativas, associadas à conta de utilizador atual:

Get-AppxPackage | Remove-AppxPackage

img3O comando anterior vai remover apenas as app’s no utilizador ativo. Podemos ainda a partir de uma conta de utilizador, remover app´s de outro utilizador usando o comando:

Get-AppXPackage -User <nomeutilizdor> | Remove-AppxPackage

Caso queiramos que a remoção se aplique a todos os utilizadores, usaremos o seguinte comando:

Get-AppxPackage – AllUsers | Remove-AppxPackage

O comando anterior remove as app’s em todos os utilizadores criados, contudo na criação de um novo utilizador, as app’s estarão disponíveis.

Para que as app’s sejam removidas nos utilizadores atuais e não sejam disponibilizadas a novas contas criadas, deveremos usar o seguinte comando:

Get-AppXProvisionedPackage-online | Remove-AppxProvisionedPackage-online

Depois do comando executado, todas as App’s nativas do Windows 8 estarão removidas e o nosso Start terá o seguinte aspecto:

img4

Todas as App’s removidas poderão mais tarde ser instaladas através da Store do Windows.

Recordo que as App’s nativas são as seguintes:

Mensagens, Jogos, Internet Explorer, Mail, Pessoas, Câmara, Vídeo, Musica, Calendário, Mapas, Bing, Skydrive, Notícias, Finanças, Viagens, Desporto, Meteorologia e Fotografias. 

A todos, desejo uma ótima experiência de utilização.

Espero que este Guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Cumps,

NS

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s