IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Portugueses com cada vez mais dificuldade de gerir o tempo, até as simples tarefas quotidianas

Deixe um comentário

Um estudo recente levado a cabo no portal de conteúdos MSN.pt (www.msn.pt) pela Microsoft revelou que quase oito em cada dez portugueses sente que as listas de tarefas pessoais com os diversos afazeres a executar os impede de ter tempo para fazer as coisas que de facto gostam e lhes dão prazer.
Quase metade (41%) admitiu que poderia poupar pelo menos uma a duas horas por dia se adotasse uma postura mais inteligente para fazer as coisas, com as tarefas domésticas, fazer recados vários e gerir calendários sociais no topo da lista de tarefas que mais tempo consomem. Os portugueses inquiridos disseram que poderiam recuperar 730 horas por ano, ou cerca de 30 dias (1 mês!) de tempo livre inutilizado – tempo esse agora mal gasto e que poderia ser utilizado para fazer o que mais gostam de fazer, seja isso passar tempo com a família, conviver com os amigos, ir ao cinema, fazer exercício físico, etc. Além disso, mais de um quarto (37%), indicou que poderia recuperar duas a quatro horas por dia se gerissem as suas listas de tarefas de forma mais eficiente. O ritmo da vida moderna parece estar a afetar a vida das pessoas, na medida em que tentam equilibrar as suas responsabilidades pessoais e profissionais com assinaláveis dificuldades.

O inquérito do MSN obteve quase 600 respostas de consumidores portugueses, 65% dos quais mulheres e 35% homens, a maioria – 56% – entre os 18 e os 24 anos, seguido de 20% entre os 30 e os 34 anos e 14% entre os 24 e os 29 anos. Este inquérito envolveu igualmente mais de 7000 consumidores em 13 países europeus e revelou que metade dos inquiridos portugueses (50%) acredita que a obtenção de mais tempo livre para apreciar a vida seria algo sem preço, o que nos leva a aferir a importância deste fator intangível na vida moderna.

Os principais causadores identificados pelos consumidores portugueses como maiores sorvedores do seu tempo livre foram: a casa e as tarefas domésticas, as compras e recados variados, as refeições e cozinhar, a gestão da vida e calendário social e o TPC – ajudar as crianças com os trabalhos de casa. Este último parâmetro é compreensível se atendermos que a maioria das respostas vieram de jovens entre os 18 e os 24 anos.

Surpreendentemente, 46% dos inquiridos portugueses disseram “A Tecnologia ajuda-me a ser mais organizado e a poupar tempo”, com um terço a afirmar que usar a tecnologia poderia ajudar a gerir melhor os assuntos pessoais, mas desejando que a tecnologia fosse mais fácil de usar; quase um quarto (21%) admitiu que não se sente suficientemente conhecedor de tecnologia para usar o que esta hoje coloca ao seu dispor para fazer as coisas mais rapidamente.

Estes resultados foram divulgados durante o lançamento do novo Office 365 da Microsoft, um Office disponível agora também em modelo de subscrição, que vai ao encontro das exigências da vida moderna, onde a necessidade de ligação permanente, o acesso à informação a partir de dispositivos de diferente natureza e capacidade e o esbatimento de fronteiras entre a vida profissional e a familiar se tornaram a norma para muitas famílias.

É notável que, na era atual, com smartphones, tablets, computadores portáteis e PCs, mais de metade das pessoas não esteja a aproveitar na plenitude a tecnologia para tornar a sua vida mais fácil e mais agradável – especialmente porque a grande maioria das pessoas acredita que poderia recuperar centenas de horas todos os anos se gerissem a sua lista de tarefas pessoais de forma mais inteligente“, disse Marcos Santos, Gestor do Office em Portugal. “A maioria das pessoas estão familiarizadas com o Office, tendo utilizado alguns dos seus programas para a escola ou trabalho; com o Office 365, a Microsoft viu oportunidade de ajudar as pessoas a enfrentar as responsabilidades da vida quotidiana. Tornámos o Office 365 disponível através do modelo de subscrição, pois este oferece a flexibilidade, conveniência e valor para os consumidores de hoje, permitindo-que usem uma mesma subscrição Office em até cinco dispositivos, incluindo smartphones, tablets Windows, PCs e Macs, o que permite ao agregado ficar em permanência ligado entre si, para troca e partilha de informação”.

Contributos do Office 365 para ajudar os consumidores na gestão do dia-a-dia:
Nunca mais sair do supermercado sem ter tudo o que se precisa – se mantiver as suas listas de compras no OneNote e partilhadas entre si e a família, pode aceder e atualiza-las em qualquer lugar, a qualquer hora.
Minimizar o uso do email e acabar com as intermináveis mensagens de texto vai-e-vem, aprendendo a gerir os calendários familiares e organização de eventos sociais usando o Outlook.
Reduzir as viagens ou o ter que ir levar os filhos para fazerem trabalhos de grupo, pois os alunos já podem partilhar pesquisas com os colegas e fazer ensaios virtuais das apresentações de grupo.
Ajudar a manter um equilíbrio entre a vida e o trabalho: com a capacidade de enviar documentos do Office a partir do seu smartphone, as pessoas podem desfrutar de um estilo de vida mais flexível.
Gerir o orçamento familiar com facilidade e fazer escolhas inteligentes usando a lente de análise rápida no Excel, que permite analisar os formatos de dados para que possa detetar tendências e padrões nos gastos da família.

O estudo com resultados europeus, incluindo os de Portugal desagregados está disponível na sala de imprensa virtual do lançamento do Office 365.

Mais informações:
• Sala de imprensa virtual do Lançamento Office 365 Casa Premium:   http://www.microsoft.pt/imprensa/Office365Consumo

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s