IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como Remover o Windows 8 Media Center Pack e retornar ao Windows 8 Pro.

1 Comentário

win8Por esta altura, muitos utilizadores do Windows 8 terão aproveitado a campanha da Microsoft, e solicitado a chave de produto gratuita que nos permite instalar o Windows Media Center, convertendo desta forma o Windows 8 Pro no Windows 8 Pro Pack.

Tratando-se de um upgrade de versão, remover o Media Center a partir da opção “Turn Windows Features on or off”, não vai necessariamente fazer o downgrade para o Windows 8 Pro, considerando que durante o upgrade foi usada uma chave de produto diferente.

Quando se fala em downgrade de versões, pensamos logo em reinstalação do Sistema Operativo, programas e App’s e ainda reposição dos nossos ficheiros, considerando que é necessário usar a chave de produto correspondente à versão que iremos utilizar. Este processo por vezes torna-se um pouco moroso, dependendo sempre da quantidade de dados que temos que repor e software e App’s que teremos que reinstalar.

Nos próximos passos, vou explicar como podemos fazer o downgrade do Windows 8 Pro Pack para o Windows 8 Pro, sem a perda de dados do utilizador, definições e ainda aplicações.

Nota: Este downgrade funciona se possuirmos uma chave de produto válida do Windows 8 Pro. Caso tenha instalado o Windows 8 a partir da compra do Windows 8 Pro Pack, não é possível efetuar os passos descritos neste Guia.

Para além da chave de produto, será necessário o DVD ou ISO do Windows 8 Pro 32 ou 64 bits, dependendo da versão instalada.

Para iniciar o processo de downgrade, vamos aceder ao Registry do Windows usando a combinação de teclas WIN+R, seguido de regedit.

(Perante a alteração de chaves do registry, aconselho que seja feito um backup previamente, meramente por precaução. Para isso com o registry aberto, clicamos em File e em seguida Export, bastando depois indicar o nome e localização onde queremos guardar o .reg)

Com o Registry aberto, vamos navegar até à chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion.

Como podemos ver na imagem, o EditionID e o ProductName atuais indicam os valores referentes ao Windows 8 Pro with Media Center.

registry1

Com um duplo clique em EditionID e ProductName, vamos alterar os valores de acordo com o seguinte:

EditionID = Professional | ProductName = Windows 8 Pro

A alteração deverá ficar com ilustrado na imagem a baixo.

registry2

Após esta alteração, vamos reiniciar o Windows 8 e iniciar sessão.

Em seguida, vamos inserir o DVD do Windows 8 (ou em alternativa montamos uma imagem .ISO) e executamos o Setup.exe.

Com a janela do Windows 8 Setup aberta, vamos inserir a nossa chave de produto do Windows 8 Pro tal como solicitado e clicamos em Next.

product-key

No passo seguinte, vamos selecionar a opção Keep Windows settings, personal files, and apps, seguido de Next.

Keep-files

No ecrã seguinte, vamos rever as opções de acordo com as configurações feitas previamente. Se estiver tudo correto clicamos em Install.

Confirm

A partir daqui vamos aguardar que o processo de upgrade continue. Será necessário efetuar as configurações habituais, tal como faríamos se estivéssemos a fazer um upgrade do Windows 7 para o Windows 8.

Installing

No final de todo o processo, teremos de novo o Windows 8 Pro instalado e configurado com a vantagem de mantermos as definições do Windows, ficheiros pessoais e aplicações intactas.

A todos, desejo uma ótima experiência de utilização.

Espero que este Guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Cumps,

NS

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

One thought on “Guias IT-online: Como Remover o Windows 8 Media Center Pack e retornar ao Windows 8 Pro.

  1. Ótimo. valeu a dica

    funcionou muito bem

    Obrigado.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s