IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

João Couto é o novo Diretor Geral da Microsoft em Portugal

Deixe um comentário

image001A Microsoft anuncia hoje, formalmente, João Couto como Diretor Geral da empresa em Portugal. Com uma sólida experiência nas áreas da gestão, financeira, marketing e consultoria, este executivo de carreira internacional regressa a Portugal, após dois anos a residir em Londres, para assumir funções na Microsoft.

João Couto é apresentado hoje como Diretor Geral da Microsoft em Portugal, iniciando formalmente a sua gestão em meados de Fevereiro de 2013.

Na Vodafone há quatro anos, João Couto assumiu, desde Janeiro de 2011, o cargo de Chief Financial Officer (CFO) do “Group Commercial” do Grupo no Reino Unido. Nesta função foi responsável por apoiar o desenvolvimento de novas ofertas para o mercado de consumo, empresarial e grandes multinacionais a nível mundial, coordenando uma equipa com mais de 3,000 colaboradores e um orçamento superior a 3 mil milhões de Euros de receita e mil milhões de Euros de investimento. Adicionalmente, João Couto desempenhou ainda as funções de Chairman e de Diretor em diversas holdings do Grupo Vodafone.

Entre 2008 e 2010 foi membro do conselho de administração e CFO da Vodafone Portugal, responsável pela área financeira e liderando uma equipa de cerca de 200 pessoas.

Entre 2009 e 2010, João Couto presidiu à APRITEL, a Associação Portuguesa de Operadores de Telecomunicações

Antes de integrar os quadros do Grupo Vodafone, João Couto esteve nove anos na A. T. Kearney onde, como Vice-presidente e Partner, desempenhou um papel chave na liderança mundial da pratica de telecomunicações, media e tecnologia, tendo conduzido múltiplos projetos em diversos países da Europa, América Latina e Africa, em varias industrias como as telecomunicações, banca, retalho e administração publica.

A carreira profissional de João Couto iniciou-se nos TLP – Telefones de Lisboa e Porto como gestor de produto, tendo estado em seguida, cinco anos nas áreas de marketing e vendas do Grupo Portugal Telecom.

Formação Académica

João Couto licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, tendo concluído posteriormente o MBA da Universidade Católica, com especialização em Marketing.

Ainda na Universidade Católica foi Presidente da MBAAC entre 2009 e 2010, a Associação de Alunos do MBA.

João Couto tem 42 anos, é casado e tem uma filha de cinco anos.

Joao_coutoInstado a comentar a sua nomeação, João Couto declarou: “Assumir a Direção Geral de uma empresa como a Microsoft é para mim um desafio irrecusável e uma forte motivação para me fazer regressar ao meu país. Dar continuidade ao excelente trabalho que vem sido feito nos últimos anos, num contexto particularmente difícil e ao qual não sou alheio, contribuir para reforçar a posição de liderança da Microsoft Portugal, contribuindo para o desenvolvimento de novas áreas como o Cloud Computing, para além da oportunidade de refinar processos de gestão, são argumentos fortes para me levarem a abraçar esta nova fase da minha carreira profissional”. E prossegue “Estou satisfeito por regressar a Portugal e pela oportunidade de poder vir a estar mais perto dos clientes, dos parceiros e consequentemente de poder contribuir para o desenvolvimento do Pais. Adicionalmente, é uma honra poder liderar uma subsidiária de excelência como a Microsoft Portugal, reconhecida interna e externamente pelo carater inovador, diferenciador e altamente motivador com que gere as suas pessoas e delas retira o melhor.”

“A renovação intensa das oferta que a empresa tem vindo a fazer, nos últimos meses, das suas principais linhas de produtos, abrem novas perspetivas e oportunidades e encerram um tremendo potencial, o que faz desta uma das melhores fases para se chegar à Microsoft” conclui.

Segundo Eric Bousteller, Vice-presidente da Microsoft na Europa Ocidental, “A Microsoft continua a ver potencial de crescimento em Portugal, sobretudo alimentado pelo motor da tecnologia. João Couto deu provas de possuir excelentes competências na gestão do negócio, um conhecimento profundo do mercado português e uma particular experiência no universo das tecnologias e telecomunicações. Estou muito confiante de que, como Diretor Geral da Microsoft em Portugal, João Couto vai assegurar que a Microsoft porá ainda maior ênfase no apoio aos parceiros e clientes para que vejam as suas organizações florescer e assim contribuir oara a modernização do país.”

João Couto sucede a Claudia Goya, que liderou a Microsoft Portugal entre Setembro de 2009 e Julho de 2012, data em que iniciou uma carreira internacional dentro da empresa, como COO – Chief Operating Officer da Microsoft no Brasil.

A Microsoft possui em Portugal uma estrutura de aproximadamente 400 pessoas, distribuídas pelas áreas técnicas, comerciais e de marketing, além de um centro europeu de suporte telefónico com cerca de 50 colaboradores e 1 centro de investigação e desenvolvimento na área da linguagem, que desenvolve tecnologias no domínio do reconhecimento de fala. Nos últimos doze anos, a Microsoft foi sete vezes considerada a Melhor Empresa para se Trabalhar em Portugal.

Mais informações:

• Web imprensa: http://www.microsoft.pt/imprensa/

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s