IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Uma centena de criadores portugueses desenvolveram mais de 50 aplicações Windows 8 em apenas um fim-de-semana

Deixe um comentário

A Microsoft Portugal anuncia hoje os resultados do App-a-thon, a maratona portuguesa do desenvolvimento aplicacional para Windows 8, uma iniciativa nacional que decorreu nos passados dias 9, 10 e 11 no Porto, integrada no evento internacional WOWZAPP, que reuniu milhares de criadores de Apps, com o objetivo de dar vida às suas ideias no Windows 8, desafiando-os a desenvolver novas Apps para o sistema operativo acabado de lançar pela Microsoft, em apenas 48 horas.

A nível nacional, a iniciativa App-a-thon reuniu uma centena de criadores portugueses, ao mesmo tempo que em todo o mundo, e em mais de 100 locais nos cinco continentes, estudantes, programadores e criadores davam igualmente vida às suas ideias e desenvolviam novas aplicações para o ecossistema Windows 8.

O evento contou com parcerias de renome como a HTC, que atribuiu o recentemente lançado HTC Windows Phone 8X à melhor App desenvolvida durante as 48h do evento, e a ASUS, que irá atribuir um tablet Asus TF600T com o novo Windows RT à equipa que trabalhe a sua App e desenvolva a que se apresente como a melhor, selecionada por um júri da organização até ao dia 30 de novembro.

Em apenas 48 horas foram criadas mais de 50 aplicações a nível nacional e várias centenas a nível mundial, resultado do espírito criativo de participantes de todo o mundo, que em linha com a nova imagem e inovação tecnológica do novo sistema operativo Windows 8, que após o seu lançamento a 26 de outubro e em apenas três dias registou um aumento de mais de 4 milhões de atualizações a nível mundial, criaram aplicações inovadoras que pretendem revolucionar a experiência de utilização dos consumidores.

Entre as muitas Apps desenvolvidas, um destaque especial para as 4 selecionadas como as melhores do evento, num processo constituído por uma votação envolvendo todos os participantes, numa 1ª fase, e a atribuição da ordem final de prémios selecionada por um júri da organização. As Apps selecionadas foram:

1º lugar: Swapit | Andreas Vilela e Diogo Silva

2º lugar: Poupar | Tiago Antunes e Alexandre Barreira

3º lugar: Games for small people | Rui Ganhoto

4º lugar: TV Addict | Dmitry Ossipov

De acordo com José Fernandes, Diretor de Apoio ao Desenvolvimento e Academias da Microsoft PortugalOs mais de 14 mil participantes a nível mundial no WOMZAPP 2012 fizeram desta maratona a maior iniciativa desenvolvida em simultâneo e em todo o mundo até hoje e um importante catalisador da criação de novas aplicações. O entusiasmo foi enorme, com muitos participantes a pedir novas edições do evento. Em Portugal, o balanço também não poderia ser mais positivo, dado o envolvimento e participação muito animada dos mais de 100 criadores portugueses. Foi fantástico presenciar os talentos, o espírito empreendedor e a vontade de fazer destes jovens durante as 48 horas do evento.

A Microsoft está, por isso, empenhada em dotar os estudantes e criadores das ferramentas e recursos necessários para desenvolverem a sua criatividade e através do desenvolvimento de novas aplicações poderem também criar novas oportunidades de negócio”, acrescenta ainda o responsável.

Dada a atual conjuntura económica e consequente taxa de desemprego dos mais jovens a atingir os 12,7% a nível global e 35% em Portugal, mais do dobro da taxa total média de desemprego nacional, os estudantes estão a procurar, cada vez mais, formas alternativas de desenvolverem as suas competências e construírem as suas carreiras profissionais. Hoje, mais do que nunca, faz mais sentido falar em procurar e desenvolver oportunidades e isto tornou-se possível com o acesso facilitado à tecnologia e aos recursos disponíveis para aprendizagem. Basta apenas um computador e um acesso à internet para começar.

Neste âmbito, a Microsoft disponibiliza aos estudantes e empreendedores programas que têm como principal objetivo ajudá-los a desenvolver novas competências na criação e desenvolvimento de novas aplicações, criando oportunidades para uma maior diferenciação e competitividade no mercado nacional. A WOWZAPP 2012 constitui, por isso, uma oportunidade para que estudantes e criadores possam explorar outros caminhos profissionais com ferramentas e recursos disponibilizadas pela Microsoft. Exemplo disso são a plataforma de desenvolvimento assente no Visual Studio, o acesso ao kit de desenvolvimento para o Windows, bem como o registo gratuito na Windows Store através do Microsoft DreamSpark, entre outras.

Os estudantes que participaram na WOWZAPP 2012 têm, ainda, a possibilidade de submeter as suas aplicações à maior competição tecnológica a nível mundial, a Imagine Cup, ficando automaticamente aptos a concorrer a prémios que perfazem $300,000.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s