IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Microsoft apresenta o Windows Phone 8

Deixe um comentário

Três dias após o lançamento oficial do Windows 8 e do Microsoft Surface, a Microsoft apresentou hoje o tão igualmente aguardado Windows Phone 8.

Muitas foram as novidades anunciadas por Joe Belfior, vice-presidente da divisão Windows Phone da Microsoft, desde novo hardware até funcionalidades relacionadas com a utilização segura por parte das crianças. Vejamos algumas dessas novidades:

Live Tiles

Esta foi uma das funcionalidades com mais destaque. Os novos Live Tiles no Windows Phone 8 mostram toda a informação relacionadas com as app’s instaladas sem ter necessariamente que as abrir. Uma outra novidade em termos de interface, é o facto de podermos redimensionar os Live Tiles de acordo com os nossos desejos, tal como já acontece com o Windows 8. É convicção da Microsoft que o ecrã do nosso Smartphone é a nossa própria impressão digital, dai toda a interatividade que os Tiles proporcionam.

Ainda durante esta apresentação, Belfior indica que neste momento já são mais de 120 mil aplicações disponíveis para os utilizadores de Windows Phone.

Data Sense

Uma novidade bem-vinda do meu ponto de vista pessoal. O Data Sense tem como principal objetivo monitorizar a quantidade de dados absorvidos pelas redes 3G/4G, evitando assim ao utilizadores gastos desnecessários e acrescidos ao seu plano de comunicações. Para além da informação relacionada com o consumo, o Data Sense faz uma compressão ás paginas Web para que fiquem com um tamanho mais reduzido e assim gastar menos dados ao carregar.

Kid’s Corner

Esta foi umas das novidades bastante explorada durante a apresentação. De acordo com Belfior, é normal as crianças hoje em dia gostarem de usar/brincar com os smartphones dos pais e onde muitas vezes por acidente, acabam por aceder inadvertidamente a E-mails, Redes Sociais ou mesmo acabando por efetuarem compras online. Esta apresentação teve a presença especial da conhecida atriz Jessica Alba que ajudou a demonstrar a função do Kid’s Corner.

Basicamente é uma Sandbox especifica do dispositivo onde estão incluídos aplicativos de ter lúdico e dedicado às crianças. Esta área e criada pelo adulto e pode incluir jogos, vídeos  e musicas que podem usar livremente sem a necessidade de aceder a outras aplicações no dispositivo.

Contactos e Partilha

No novo Windows Phone 8, os utilizadores poderão criar salas especiais chamadas Rooms. Estas salas permitirão a partilha de informações mais privadas, de uma forma segura com um grupo restrito de contactos. Por exemplo no Grupo Familia, é possível ver as atualizações das redes unicamente dos membros da família, assim como trocar e ver fotos, trocar mensagens privadas ou mesmo obter a localização da pessoa.

Recorrendo ao serviço de alojamento na Cloud da Microsoft, o Skydrive, é possível agora efetuar uma integração mais eficaz com o Windows Phone 8. Por exemplo uma qualquer foto tirada no Windows Phone 8, pode ser imediatamente carregada para a nuvem e estar de imediato acessível quem um qualquer PC. O Microsoft Office vai utilizar o mesmo tipo de integração, onde documentos iniciados num PC podem ser editados e concluídos a partir do Smartphone ou mesmo um Tablet.

Música

Belfior falou do recém-lançado Xbox Music, serviço de música digital para Windows 8, Xbox 360 e claro, o Windows Phone 8. As músicas podem ser ouvidas via streaming por meio da ou descarregadas para o dispositivo. As listas de reprodução são sincronizadas entre os dispositivos.

Equipamentos

Durante a sua Keynote, Steve Ballmer CEO da Microsoft, explicou  qual a razão para que a empresa não tenha um Smartphone com a assinatura a Microsoft. Segundo Ballmer  “Queremos aparelhos com diversos tamanhos de ecrã, formatos, mas com privacidade e segurança no software”.

Entre os aparelhos que terão o Windows Phone 8 mostrados por Steve Ballmer estão o Lumia 920, da Nokia, o Ativ S, da Samsung e o Windows Phone 8X da HTC. O Lumia 822, também da Nokia, será vendido por aproximadamente US$ 50 nos EUA.

O Ativ Odyssey, da Samsung, chega aos EUA em Dezembro, enquanto o 8X e o Lumia 810 chegam num dos feriados importantes nos EUA, o dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) a 22 de Novembro.  As Microsoft Stores serão as primeiras a ter os aparelhos. Os principais operadores nos EUA são a Verizon, T-Mobile e AT&T

Conheça mais um pouco do Windows Phone 8

Mais Informações: Windows Phone Blog

Microsoft Press Pass: Meet Windows Phone 8

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s