IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

XBOX Core Gaming – Análise “Forza Horizon”

Deixe um comentário

Um dos títulos Xbox 360 mais aguardados do ano, o Forza Horizon, combina a autenticidade do seu antecessor Forza Motorsport com uma atmosfera de festa e total liberdade em estrada livre. O Forza Horizon, vem oferecer aos seus fãs uma experiência imersiva de jogo imediata de corridas em estrada aberta e possui argumentos incomparáveis, tais como o realismo a diversidade e a inovação que são características tão bem delineadas no engine Motorsport.

O IT-online durante alguns dias teve oportunidade de testar o Horizon. Inicialmente com a demo que ficou disponível no dia 9 de Outubro na Xbox Live e, nos últimos dois dias com a verão Retail.

Nos próximos parágrafos, vou descrever um pouco o conceito do Forza Horizon e da experiência do jogo. Em 3…2…1

Ficha técnica:

Título: Forza Horizon

Disponibilidade: 26 Outubro 2012

Editora: Microsoft Studios e Turn 10 |Developer: Playground Games

Formato: Videojogo em DVD para sistemas de entretenimento Xbox 360, com suporte para Xbox Live. Possui funcionalidades que permitem tirar melhor partido do sensor Kinect.

PEGI (Pan-European Game Information): TBC

SKU | EAN: N3J-00014 | 885370404685 (ED. Normal)

Preço: 69, 99 | 79, 99 (TBC)

Game Story

A ação do jogo passa-se no estado do Colorado e em torno de um festival com o nome Horizon. Neste evento, é possível ouvir algumas bandas conhecidas como por exemplo os Friendly Fires e os The Black Keys. Somos ainda presenteados com Dj’s de Dumbstep, presença habitual neste tipo de festivais. E claro, não posso deixar de referir o mais importante e o que nos trás até aqui, uma concentração de automóveis onde estão reunidos 250 dos mais rápidos e ao mesmo tempo loucos condutores. Durante as corridas, podemos escolher entre três estações de rádio para ir ouvindo (Horizon Bass Arena (Eletrónica), Horizon Pulse (Indie) e Horizon Rocks (Rock).

Este festival situa-se mesmo no centro do Colorado e que passa por diversos tipos de ambientes e cenários. As paisagens são magníficas e com um realismo fantástico. Podemos ver de tudo, caminhos montanhosos e sinuosos, pradarias, desertos e claro, casas e até mesmo um campo de golfe.

O mapa do jogo é bastante grande. A partir daí vamos conduzir em torno deste “open-world” para os locais de corrida, onde nos vamos encontrar com outros jogadores para eventos oficiais. Os vencedores ganham dinheiro, experiência, carros novos e respeito. Quantas mais corridas ganhamos, mais pulseiras vamos obter e conquistar fasquias mais altas, tudo até ser o grande vencedor do Horizon.

Game Play

Para jogarmos esta aventura, para além do comando da Xbox podemos configurar o sensor Kinect funcionar como GPS. O sistema GPS via Kinect vai permitir-nos encontrar locais, corridas e eventos específicos no festival Horizon com recurso à voz. Dou nota positiva a esta funcionalidade.

Outra coisa que saltou à vista e neste caso também aos ouvidos, foi a legendagem e narração do jogo na língua portuguesa. Uma nota menos positiva para o facto de ser Português do Brasil.

Logo na primeira corrida vamos competir com outros jogadores, onde temos que dar o nosso melhor para podermos obter os últimos bilhetes que dão acesso ao festival. Agora estamos livres para explorar e corrermos como desejarmos. Tal como no Forza 4, é possível a partir de um mapa mundial ver e selecionar os locais para correr e definir um percurso. Ao contrário do que acontece no Forza 4, temos que fazer todo o percurso até à próxima corrida a conduzir, mas não o fazemos sozinho pois temos o GPS e as orientações para nos ajudar.

Não somos automaticamente teletransportados para o local, mas ao menos podemos ir praticando a condução e apreciar os belos cenários e paisagens.

Começamos num mero 250º lugar mas, ao longo do jogo, tudo vale para ser recompensado. Excessos de velocidade, drift’s, ser fotografado e apanhado em radares e até arrancar sinais de trânsito e sinalizadores, fazem-nos subir no ranking. Podemos ainda ganhar mais alguns pontos desafiando adversários para corridas rápidas, bastando para isso bater-lhes por trás.

As estradas não são apenas de alcatrão. A meio de uma corrida podemos ter o acesso cortado e somos encaminhados para estradas de terra batida, onde a condução com determinados carros se torna por vezes um pouco mais difícil. Estamos perante uma série de situações, desde autoestradas a estradas com bifurcações, passando por quintas e antigas cidades mineiras que estão inseridas em montanhas fantásticas. Se o Colorado for mesmo assim na realidade, tenho que dar lá um pulo!

Algo que achei notável é como é feita a passagem de dia para noite, isso deixa a experiência ainda melhor. O que mais me impressionou nesta novidade não foi o extra em si, mas como ele foi tão bem conseguido. A transição de dia para noite é feita muito suavemente e tudo coordenado, desde as paisagens à própria iluminação do jogo.

Uma outra novidade introduzida no Horizon é o modo de condução noturna. Ao inicio parece um pouco assustador porque a alta velocidade e sem conhecer os percursos, estamos sempre perante um provável acidente. A paisagem em si também muda, sendo possível apreciar o céu estrelado do Colorado. Uma surpresa é ao dirigirmo-nos para o festival de noite, vermos fogo de artificio a iluminar o céu. Imagem absolutamente incrível.

Continua na página 2

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s