IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Windows RT: O que é e quais as diferenças com o Windows 8.

Deixe um comentário

Para quem tem seguido o IT-online nos últimos tempos, tem visto muitos artigos sobre o Windows 8. Já por aqui falei nas 3 edições do Windows 8 que a Microsoft vai disponibilizar ao consumo (sem contar claro com o Windows 8 Enterprise cujo focos, são as grandes empresas).

Neste artigo, falo das principais diferenças entre o Windows 8 e o Windows 8 Pro, diferenças essas que podem pesar na hora da aquisição.

Esta semana, foi igualmente anunciada a abertura às pré-reservas do Surface como Windows 8 RT.

Mas afinal o que é o Windows RT e quais as diferenças em relação ao Windows 8?

O Windows RT é uma versão limitada do Windows 8 e que funciona apenas em dispositivos com chip ARM e não pode ser executado em Pc’s com processadores x86 e x64.

O Windows RT é compatível com a maioria das App’s do Windows 8 (New Style Interface), mas não com todas as App’s. Mesmo assim não deixa de ser vantajoso o novo Style Interface ser compatível com ambos sistemas.

O Windows RT não executa quaisquer aplicações desktop do Windows, para além das que virão incluídas no próprio Windows e que são por exemplo o Wordpad e o Paint. Vai incluir uma versão completa do Office Home & Student 2013 RT, onde estão incluídas as aplicações Word, Excel, OneNote e PowerPoint e respondendo a uma pergunta que me têm colocado ultimamente, o Outlook não faz parte desta versão do Office RT.

Tudo o que seja para além das aplicações atrás descritas como por exemplo, o Windows Essentials 2012, outras versões do Office que não seja a versão RT, Photoshop entre muitas outras que estamos habituados a executar. Também não irá executar a aplicação desktop do Skydrive, ou seja, para sincronizar os nossos dados e documentos teremos que usar a App Skydrive (New Style Interface) e que nos dará acesso ao nosso armazenamento sempre que ligados à rede.

Neste momento, ainda uma pequena percentagem de dispositivos é compatível com o Windows RT, por exemplo no universo de 200 impressoras HP, apenas 34 são compatíveis.

Concluindo, o Windows RT não é um Sistema Operativo para Pc’s mas sim um S.O. para dispositivos móveis. O Surface com o Windows RT não é mais que um dispositivo hibrido de computação móvel, onde podemos trabalhar e ao mesmo tempo gozar de alguma diversão.

Em baixo fica uma lista disponibilizada pela Microsoft, onde podemos ver as principais diferenças entre as edições do Windows 8, incluindo a RT:

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s