IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Agrupamento de Escolas de Freixo distinguido pela Microsoft como uma das Escolas mais Inovadoras do Mundo em 2012

1 Comentário

A Microsoft Corporation selecionou o Agrupamento de Escolas de Freixo para integrar o seu programa mundial de Escolas Inovadoras, que distingue as escolas que em todo o mundo mais se destacam pelas suas práticas inovadoras e pela utilização da tecnologia na sala de aula.

O Agrupamento de Escolas de Freixo foi selecionado para fazer parte da rede mundial do Programa das Escolas Inovadoras promovido pela Microsoft a nível internacional. No âmbito do Programa Parceiros na Educação (Partners in Learning), e após um processo de avaliação das escolas que apresentaram candidatura ao Concurso Mundial da Microsoft para Escolas Inovadoras, o Agrupamento de Escolas de Freixoé o novo estabelecimento de ensino português a fazer parte do grupo das escolas mais inovadoras do mundo.

Segundo Rui Grilo, Diretor para a Educação na Microsoft Portugal, “O reconhecimento de mais uma escola portuguesa pelo Programa Mundial de Escolas Inovadoras é motivo de muito orgulho para todos os que trabalham para a educação em Portugal. Neste caso do Agrupamento de Escolas de Freixo, estamos perante um exemplo extraordinário de como é possível transformar o dia-a-dia de uma escola com uma liderança empenhada e com o envolvimento de todos os alunos e professores. Ao usar ferramentas gratuitas da Microsoft para tirar partido da tecnologia de que já dispunha, acreditamos que esta escola será também fonte de inspiração para muitas outras, sobretudo quando a Microsoft acaba de colocar à disposição das instituições de ensino portuguesas o seu serviço Office 365 sem qualquer custo.” E conclui “Comprova-se, mais uma vez, que as escolas portuguesas têm profissionais de grande qualidade e criatividade, posicionando-as entre as melhores.

O Agrupamento de Escolas de Freixo irá, a partir de agora, fazer parte de uma comunidade de elite de escolas inovadoras em todo o mundo que, através do apoio da Microsoft, irão trabalhar em rede com vista a contribuir para a transformação da visão e das práticas de ensino. Este ano foram distinguidas 64 escolas, de 52 países, tendo-se registado um aumento do número de escolas candidatas, o que eleva cada vez mais a fasquia das escolas participantes.

O Agrupamento de Escolas de Freixo localiza-se em Ponte de Lima e é constituído por 7 Jardins de Infância e 4 Escolas Básicas, com um total de 910 alunos, serve uma população de mais de 7 mil pessoas, num meio onde é o maior empregador (100 professores e 50 assistentes). O Agrupamento constitui uma referência na sua área de abrangência no que diz respeito à oferta educativa, desportiva, cultural e tecnológica.

O Agrupamento de Escolas de Freixo serve a comunidade na sua globalidade, integrando nas rotinas educativas múltiplas tecnologias, tornando os alunos digitalmente competentes e capazes de responder aos crescentes desafios da sociedade de informação e que o meio onde vivem não constitua um obstáculo ao seu desenvolvimento integral.

Este ano letivo foi implementada a utilização de um email institucional para alunos, professores, pais e assistentes com base na plataforma Microsoft Live@Edu, num total de cerca de 2000 utilizadores. Foi criada uma base de dados com todos os emails organizados por grupos que está acessível a toda a comunidade educativa que passou a comunicar sem barreiras entre si, beneficiando ainda das diversas ferramentas da plataforma.

Para além de melhorar a comunicação, esta plataforma permitiu desmaterializar processos administrativos e pedagógicos promovendo a partilha entre professores nas suas práticas pedagógicas. Para a Escola, a flexibilidade de um ensino integrado com atividades de enriquecimento, com práticas colaborativas, ativas e inovadoras é, de facto, promotor de autonomia num mundo globalmente exigente.

Para Luís Fernandes, Diretor do Agrupamento de Escolas de Freixo, “Ser uma Pathfinder School e estar integrado na rede Partners in Learning é uma oportunidade única para a consolidação de processos inovadores: o contato com escolas de outros países, com práticas e experiências diferentes permitirá a evolução do Agrupamento de Escolas de Freixo para outro nível. Passar as fronteiras da distância geográfica com este projeto será a afirmação do poder da educação para aproximar escolas de todos os continentes.

Os pontos fortes da candidatura sustentam-se na enorme motivação da comunidade educativa para o desenvolvimento de projetos inovadores; na prática enraizada de trabalho colaborativo entre os docentes e disponibilidade para aprender uns com os outros; no elevado nível de integração das TIC em processos pedagógicos e administrativos inovadores e no desenvolvimento de atividades de enriquecimento diversificadas com a participação da maioria dos alunos.

Consulte o vídeo da candidatura aqui.

Escola Secundária de Lagoa (Açores) distinguida como Escola Mentora do programa Mundial de Escolas Inovadoras pelo segundo ano consecutivo.

A Escola Secundária de Lagoa (Açores) foi selecionada para continuar, pelo segundo ano consecutivo, como Escola Mentora, a mais alta distinção no concurso Mundial de Escolas Inovadoras. Portugal continua assim com dois estabelecimentos de ensino no Programa das Escolas Inovadoras promovido pela Microsoft a nível internacional.

Esta distinção é fruto do trabalho ativo que esta escola tem desenvolvido no Programa Mundial, continuando a inovar e a inspirar outras escolas, como é o exemplo pioneiro da utilização da tecnologia XBox/Kinect com alunos com necessidades educativas especiais e que foi reconhecido como um caso de estudo internacional pela Microsoft. Das 32 escolas mentoras do ano passado, apenas 18 foram escolhidas para continuarem a figurar nessa categoria.

A Escola Secundária de Lagoa continua assim a representar Portugal além-fronteiras e a fazer parte desta rede mundial que reconhece e premeia a Inovação em Educação, e que dá especial destaque a escolas que servem de inspiração a outras.

Para Leonardo Amaral, Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária de Lagoa: “Continuar a integrar o Programa Escolas Inovadoras da Microsoft, como escola mentora, constitui motivo de honra para a nossa comunidade educativa e o sublinhar de uma oportunidade que tem permitido à ESL partilhar com escolas da comunidade global, e local, o seu projeto e boas práticas, quer ao nível da organização e liderança, quer ao nível de novos rumos pedagógico-didáticos. Além disso, é uma mais-valia para a consolidação e sustentabilidade do estilo de vida digital que caracteriza o nosso modo de ser e de fazer escola. É, sem dúvida, uma distinção que ratifica o esforço e a qualidade do trabalho de alunos, professores e todos os outros membros da comunidade escolar que – com ânimo e brio – abraçam a inovação pedagógica como promotora do sucesso dos nossos alunos.

Deste modo, e tendo em conta a crescente visibilidade e importância deste Programa a nível mundial, a escolha das duas escolas nacionais é um claro reconhecimento do processo de transformação e investimento das escolas portuguesas, no sentido da inovação com base nas novas tecnologias e uma oportunidade única de promoção do trabalho de Inovação na Educação desenvolvido pelas escolas e professores em todo o país.

As outras Escolas Inovadoras Portuguesas

A escolha de mais uma escola nacional é um reconhecimento inequívoco da forma como as escolas portuguesas tiram partido do investimento em novas tecnologias. Recorde-se que já foram selecionadas para integrar esta rede mundial, em 2009, a Escola Básica do 1.º Ciclo de Várzea de Abrunhais, em 2010, as Escolas Básica do 2º e 3º Ciclos de Nevogilde (Lousada) e a Secundária de Lagoa (Açores), e em 2012, o Agrupamento de Escolas da Lousã e a Escola Secundária de Lagoa (Açores) como escola mentora. Estas escolas e os seus professores tiraram partido desta oportunidade única para levarem o seu trabalho inovador além-fronteiras e para se tornarem uma inspiração para outras escolas portuguesas.
A iniciativa das Escolas Inovadoras insere-se no Programa Partners in Learning – Parceiros na Educação, um programa da Microsoft presente em 119 Países tem por objetivo fundamental apoiar as políticas dos Governos no sentido de promover a utilização das tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino, como fonte de inovação e promoção da qualidade das aprendizagens. Contando com várias iniciativas desenvolvidas em Portugal – Escolas Inovadoras, Professores Inovadores, Alunos Inovadores e Líderes Inovadores. Desde 2004, o Programa Parceiros na Educação contribuiu já para a formação mais de 76 mil professores e 250 diretores de escola, envolvendo nos seus programas mais de 1 milhão de alunos.

Mais informações:

Web imprensa Microsoft Portugal: www.microsoft.pt/imprensa

Anúncios

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016) | Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team) | MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook) | Member of the Microsoft Virtual Academy (MVA) Founders Club

One thought on “Agrupamento de Escolas de Freixo distinguido pela Microsoft como uma das Escolas mais Inovadoras do Mundo em 2012

  1. Pingback: Escola do Freixo e Colégio Monte Flor entre as Escolas mais Inovadoras do Mundo | IT - online

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s