IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Microsoft disponibiliza software gratuito a todo o Terceiro Sector em Portugal

Deixe um comentário

 Microsoft Portugal assinou hoje um Protocolo de Cooperação com o Ministério da Solidariedade e Segurança Social, a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias e a União das Mutualidades Portuguesas, que prevê a expansão do Programa Global de Doação de Software em Portugal e a sua disponibilização alargada a todo o Terceiro Sector em Portugal.

Trata-se de uma iniciativa pioneira, sendo Portugal o primeiro país a firmar um compromisso público com esta dimensão e com o alto patrocínio do governo de Portugal.

O Protocolo prevê a disponibilização gratuita de um vasto conjunto de produtos de software Microsoft (cerca de 30) a instituições de cariz social, bem como a legalização de software que esteja a ser indevidamente utilizado, num máximo de 25 licenças por cada produto cedido às instituições previamente identificadas.

Consciente da importância do Terceiro Sector e do seu papel na resposta às assimetrias sociais que caracterizam o País, a Microsoft prossegue, assim, o seu objetivo de tornar a tecnologia acessível a todas as pessoas e organizações, sobretudo aquelas que não têm capacidade ou condições para a alcançarem em circunstâncias normais.

O propósito da Microsoft é assim que as diversas Associações com atividade nas áreas sociais e da solidariedade possam melhor responder às solicitações e, simultaneamente, incrementar novos projetos de natureza solidária com recurso ao potencial que a tecnologia encerra.

Para Marco António Costa, Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Sociala assinatura do presente protocolo simboliza uma nova atuação do sector empresarial no âmbito do que deve ser, também, a responsabilidade social das empresas. Uma atuação que deve ser  atenta e de proximidade com os parceiros sociais, formulando-se parcerias e disponibilizando recursos aos diferentes atores sociais”. O Governante salienta ainda que, apesar das «entidades da economia social» serem geralmente, de pequena e média dimensão, elas contribuem para um modelo económico sustentável, não deslocalizável e que já representa cerca de 5,4% do PIB e 4% do emprego em Portugal.   Assim, cultivar as relações entre o Estado e o terceiro sector é uma aposta fundamental, de forma a contribuir para uma cada vez maior e mais eficaz proteção social. É por isso que dizemos que “a economia social é para nós  a «mão invisível» que sustenta a nossa sociedade.”

A subsidiária portuguesa da Microsoft pretende, desta forma, facilitar o acesso por parte destas organizações ao software mais atual, permitindo que utilizem os seus recursos financeiros limitados para outras atividades ao serviço das comunidades servidas.

De acordo com Claudia Goya, Diretora Geral da Microsoft Portugal, “o Terceiro Sector é um dos parceiros capitais da Microsoft, pelo que nesta fase delicada que o país atravessa, é imperativo dotar as ONGs das ferramentas necessárias para que possam enfrentar o embate social da crise económica, mas também para que possam melhor responder às necessidades das comunidades envolventes. É precisamente a este nível que acreditamos que a tecnologia detém um papel crucial, na medida em que ao disponibilizarmos as mais inovadoras tecnologias, estamos a contribuir para uma prática de gestão de excelência e, simultaneamente, a ampliar a capacidade de resposta e intervenção destas organizações.”

Com este acordo, a Microsoft Portugal planeia vir a doar uma média anual de 4 milhões de euros às instituições portuguesas de solidariedade com a assinatura deste acordo.

Elegibilidade transparente e automática

Toda a gestão do Programa de Doação de Software Microsoft é feita através da Internet, num processo totalmente transparente, devendo as instituições candidatas aceder ao sitio www.microsoft.pt/cidadania/softwaredoado e, depois de verificarem os critérios de elegibilidade e reunirem os documentos base solicitados, deverão remeter uma mensagem de correio electrónico para o endereço apresentado e aguardar o envio de uma chave individual de acesso ao de software que gere as doações de produtos Microsoft. Com este acesso poderão então solicitar o número de licenças desejáveis por produto. Após as devidas aprovações, a instituição recebe os produtos solicitados em “media kit” ou o acesso ao site para descarregar o software e as respetivas chaves de ativação, conforme sua opção na candidatura.

Mais informações:

Web imprensa Microsoft Portugal: www.microsoft.pt/imprensa

Programas de Cidadania da Microsoft em Portugal: www.microsoft.pt/cidadania

Programa de doação de software Microsoft: www.microsoft.pt/cidadania/softwaredoado

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s