IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Banco Alimentar inicia a 24 maio nova recolha de alimentos no canal online

Deixe um comentário

O Banco Alimentar vai inaugurar no próximo dia 24 de maio o canal online de doação de alimentos em www.alimentestaideia.net . Esta campanha de recolha de donativos alimentares online irá estar disponível até ao dia 3 de Junho, decorrendo por isso em simultâneo com a doação de primavera, em géneros, no canal tradicional (supermercados), que se realiza nos dias 26 e 27 de maio.

O portal de doação de alimentos do Banco Alimentar, www.alimentestaideia.net , foi inaugurado em Maio de 2011, tendo recolhido nas duas campanhas de 2011 cerca de 162 toneladas de alimentos, num valor de aproximadamente 185,000€. Adicionalmente, o portal foi acedido por internautas de 95 países, com destaque para a comunidade portuguesa na diáspora, que quis assim contribuir para os pobres de Portugal.

O portal www.alimentestaideia.net e o motor transacional subjacente, que abre para doação unicamente 2 vezes por ano, em simultâneo com as campanhas no retalho, foi desenvolvido integralmente sobre tecnologia Microsoft (Windows Azure), em modelo “cloud computing”, tendo-se tornado uma das principais referências nacionais deste novo modelo de computação em Portugal. Mais detalhes em www.microsoft.pt/bancoalimentar

Novidades

Para a campanha online de Maio 2012, o portal conta com dois novos parceiros, a SIBS e a UNICRE, que asseguram todo o processo (“gateways”) de pagamento das doações. Adicionalmente, o Banco Alimentar passará a poder enviar os recibos de doação por via electrónica fruto de ajustes e melhorias na gestão de dados da plataforma de doação.

Recorde-se que a filosofia do Banco Alimentar se mantém intacta no canal online, por isso os doadores são convidados aqui também a contribuírem com alimentos, numa opção escolhida pela Instituição de Solidariedade e que contempla leite, arroz, açúcar, salsichas, atum, azeite e óleo, justamente os bens para os quais não há excedentes alimentares e por consequência só conseguem ser armazenados por via da doação. Os preços apresentados correspondem ao mais baixo custo a que a Federação Portuguesa de Bancos Alimentares os consegue adquirir no mercado nacional.

O portal apresenta um contador de doação por alimento, em tempo real, permitindo aos internautas aferirem da evolução das doações e oferece duas modalidades de pagamento: por ATM ou homebanking mediante recepção por email da referência da transação e a entidade doadora e ainda a opção de pagamento por sistema Visa. Em ambos os casos, mal a plataforma detecte a entrada do pagamento, colocará online a imagem do doador, se este acionou esta funcionalidade no preenchimento dos seus dados, apresentando assim no mural da página principal, rotativamente, as imagens da comunidade online de doadores.

O portal www.alimentestaideia.net poderá ser acedido a partir de qualquer browser (em PC, tablet ou telefone), através de um widget nos canais ZON e aplicações como o Facebook, Messenger ou banners publicitários no Hotmail ou portal de conteúdos MSN (www.msn.pt) oferecidos pela Microsoft Portugal.

O canal online do Banco Alimentar foi desenvolvido pela Link Consulting e oferecido pela Microsoft no âmbito da sua política de responsabilidade social.

Mais informações:

Canal de doação do Banco Alimentar: www.alimentestaideia.net

Web imprensa Microsoft Portugal: www.microsoft.pt/imprensa  

Web Federação Portuguesa de Bancos Alimentares: www.bancoalimentar.pt

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s