IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Microsoft promove Workshop de programação em Xna na Game On

Deixe um comentário

A Microsoft e a Mercado da Cultura estão a organizar um workshop de programação em Xna, enquadrado no âmbito das atividades paralelas da exposição Game On. Esta iniciativa decorre no dia 14 de Abril, pelas 11h00, no Museu de Arte Popular, e é a oportunidade de entusiastas e iniciantes no desenvolvimento de jogos para PC com Windows, para a consola Xbox 360 e para Windows Phone 7 conhecerem ao pormenor as capacidades desta framework.

Com a duração de 2 horas, o workshop  será orientado por Diogo Cameirinha e inclui uma introdução em Xna, assim como a explicação de como criar um jogo simples para Windows Phone 7, através da tecnologia Xna Game Studio.

Para participar no workshop é necessário fazer-se acompanhar pelo computador pessoal e instalar o programa SDK (gratuito e disponível para download em http://create.msdn.com). O bilhete para visitar a exposição, adquirido no próprio dia, permite o acesso gratuito, sendo obrigatória a inscrição prévia que poderá ser feita na bilheteira da exposição ou através do e-mail geral: gameon@artstation.pt

O software da Xna da Microsoft, devido à sua reduzida barreira de aprendizagem, torna-se ideal para quem quer começar a desenvolver videojogos ou, até mesmo, iniciar-se em programação. Esta ferramenta permite criar, simultaneamente, jogos para Windows, Xbox 360 e Windows Phone 7.

Microsoft XNA Game Studio – De que se trata?

Em Novembro de 2006, a Microsoft apresentou uma nova plataforma de programação gráfica, intitulada Microsoft XNA Game Studio. Esta plataforma funciona como um meio de conexão entre as APIs do DirectX e o programador, possuindo uma série de funcionalidades e rotinas previamente compiladas, facilitando ao máximo o trabalho com efeitos e geometria espacial.

Um exemplo dessa funcionalidade é a capacidade inata de carregar modelos, sons e texturas com apenas uma linha, sem precisar de decifrar o formato dos arquivos, como ocorreria ao trabalhar diretamente com DirectX. Estas características facilitam o processo de criação de um pequeno jogo, já que são especialmente dirigidas a entusiastas e iniciantes neste ramo

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s