IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Windows 8 Consumer Preview: Um olhar sobre a instalação.

Deixe um comentário

Ao longo dos anos, o tempo despendido a instalar e configurar um Sistema Operativo Windows tem vindo gradualmente a ser melhorado pela Microsoft.

Nas primeiras versões do Windows até ao XP, o tempo de instalação nunca era inferior a 1 hora devido à lentidão na cópia e descompactação dos ficheiros necessários para o disco. A partir do Windows Vista e 7, o esquema de instalação com base em imagens, veio reduzir estes tempos drasticamente, fazendo com que este processo esteja pronto ao fim de 20 minutos aproximadamente.

No Windows 8, a Microsoft claramente apostou na evolução e todo este processo foi reformulado. Menos tempo necessário para a instalação e o número reduzido de etapas, a que os utilizadores estão sujeitos na configuração e instalação do sistema operativo no PC.

Pegando no recém-chegado Windows 8 Consumer Preview, e para quem tem experiencia a configurar máquinas com o Windows 7, podemos desde logo fazer algumas comparações se considerarmos uma instalação “limpa”. Uma alteração notória na instalação do Windows 8 foi a sua modificação para o uso em dispositivos que suportam apenas multi-touch, facilitando assim a configuração de um Tablet por exemplo, sem necessidade de recorrer a teclado e rato.

Vamos então analisar os passos de uma instalação “limpa” do Windows 8 Consumer Preview:

Carregamento do Windows PE (Preinstallation Environment) – Este carregamento ocorre logo após o Boot e apenas é visível o logotipo e o cursor animado.

Setup do Windows – Neste passo, é solicitado ao utilizador a escolha do idioma (neste caso inglês), formato da hora e moeda e linguagem do teclado. Aqui notamos logo uma diferença em relação ao Windows 7 no que diz respeito às cores. Deixamos de ver um backgroud com cores vivas e passamos a uma unica cor.

Instalação do Windows – Para iniciar a instalação, clicamos em “Instalar Agora”. Outra opção disponível neste ecrã é o “Reparar o seu computador”, que permite aos utilizadores acederem às novas ferramentas de recuperação do sistema, tais como o PC Reset e PC Refresh.

Instalação do Windows: Introdução da chave de produto – É solicitada a introdução da chave de produto para activar o Windows 8 Consumer Preview e continuar o processo de instalação. Tal como nas versões anteriores, a chave é composta por 25 caracteres alfanuméricos. Para a CP do W8 a Microsoft disponibilizou a seguinte chave: DNJXJ-7XBW8-2378T-X22TX-BKG7J.

Continua na página 2

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s