IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Análise Microsoft Touch Mouse

1 Comentário

A Microsoft possui finalmente no seu portfólio de Hardware, uma linha quase completa de ratos com a tecnologia multi toque. Para além do Arc Touch, existe uma nova aposta nesta tecnologia chamado de Microsoft Touch Mouse.

O Touch Mouse, foi desenhado para tornar a interacção dos utilizadores com o Windows 7 mais fácil e divertida. Este é um dos melhores ratos multi toque que podemos adquirir para o nosso PC.

Vejamos o equipamento em mais detalhe…..

 

A Embalagem:

A caixa do Touch Mouse salta logo à vista pelo seu design. A parte frontal possui uma aba magnética que quando aberta, desvenda o Touch Mouse quase como se de uma peça de coleccionador se trata-se.

No seu interior, para além do Touch Mouse, encontramos 2 pilhas AA, Manual do Produto e Guia de Configuração Rápida, Cabo USB e nano sensor wireless USB.

Design:

O chassi do Touch Mouse é composto de plástico de cor preta ligeiramente fosca. Uma particularidade é o Design Ambidestro que permite a utilização com a mão esquerda ou direita. Os botões esquerdo e direito são separados por uma ranhura localizada mesmo ao centro da área multi toque. A área Touch é considerável e possui um padrão de pequenos “x” dourados, permitindo assim usar o recurso dos gestos de forma fluida e intuitiva.

Na parte inferior do mouse, está localizado a Slot para guardar o nano sensor wireless USB (Basta inserir o nano sensor e pressionar até ouvir um clique.), Slot para 2 pilhas AA, cuja duração ronda os 6 meses (depende muito da utilização que lhe for dado) interruptor on/off e sensor Bluetrack.

A tecnologia Bluetrack da Microsoft, permite a utilização do rato em praticamente qualquer superfície. A sensibilidade ou a velocidade do ponteiro são óptimas para as tarefas cotidianas de escritório. Contudo, algumas limitações ao nível de outros recursos personalizáveis, não o tornam um equipamento ideal para jogadores.

Características:

O Mouse Touch é simples de instalar: basta conectar o nano sensor wireless em qualquer porta USB do seu PC e ligue o rato. O rato é reconhecido automaticamente pelo Windows 7, sendo em seguida instalados os drivers necessários e descarregado o Microsoft Intellipoint, software responsável pelas configurações avançadas do Touch Mouse.

Por padrão, o Mouse Touch está programado para utilizadores destros, mas com facilidade, podemos trocar a orientação dos botões recorrendo ao software Intellipoint. As funções Touch poderão ser opcionais caso o utilizador assim deseje, podendo desactiva-las a partir do Intellipoint. É possível aceder a um tutorial dos gesto a partir dos Dispositivos e Impressoras no Windows 7.

 

As funções dos gestos no Touch Mouse são úteis e intuitivos. Deslocando um dedo para cima, para baixo e para os lados, activamos o scrolling ou o hyperscrolling se o movimento for mais rápido.

 

 

 

Com o polegar na lateral do rato, podemos avançar ou retroceder em páginas web, navegar através de galerias de imagens e percorrer a nossa playlist no Media Player. Este gesto funciona em ambos os lados do rato, caso este esteja configurado para a mão direita ou esquerda.

 

 

Movendo dois dedos activamos a função Aero Snap do Windows 7. Dois dedos para a frente e maximizamos a janela. Dois dedos para trás restaura ou minimiza a janela. Dois dedos para a esquerda ou direita, e a janela posiciona-se na lateral do desktop.

 

 

Movendo três dedos frente, é apresentado o desktop e todas as janelas activas, para trás serão todas minimizadas.

 

 

Os gestos são extremamente simples de decorar. Aos fim de algumas horas a usar o Touch Mouse, já tinha dominado os gestos e executava-os de forma fluida. A função de scrolling torna-se tão natural que nem é necessário mexer os outros dedos com medo que um toque seja mal interpretado pelo rato. Mesmo na selecção de texto usando o scroll em simultâneo, não se nota qualquer lentidão na operação.

Veja o seguinte video demonstrativo:

Considerações Finais

Em traços gerais, achei o Microsoft Touch Mouse um excelente equipamento. Foi uma optima experiência de utilização.

O seu design é um factor bastante apelativo para os utilizadores que gostam de gadgets diferentes. Como é de esperar, não é o equipamento ideal para usar num desktop, caso seja um jogador activo.

É com certeza uma óptima alternativa ao trackpad nativo dos portáteis e netbook’s.

Os pontos menos bons vão para:

– Apenas 1000 dpi

– Gestos não personalizáveis.

– O clique com o botão direito nem sempre é responsivo como expectável.

Se gosta deste tipo de gadgets e ficou curioso, o Touch Mouse encontra-se à venda em Portugal nas principais lojas de retalho pelo preço de 74.99€ e com garantia de 3 anos.

Para terminar, quero agradecer à Microsoft Portugal/Lift Consulting na pessoa da Ana Trindade, pela gentil cedência do Microsoft Touch Mouse usado nesta análise.

Mais Informações: Microsoft Hardware

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

One thought on “Análise Microsoft Touch Mouse

  1. Pingback: Microsoft Touch Mouse eleito “Periférico do Ano” « IT – online

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s