IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

A Microsoft Portugal vai reforçar o investimento no Programa MAIS

Deixe um comentário

A Microsoft Portugal anuncia o relançamento do Programa MAIS (Mediação e Apoio a Incentivos e Subsídios), com um investimento de 200,000€ previsto para 2012, no apoio em consultadoria e mediação das candidaturas das PMEs portuguesas. A iniciativa, que terá efeitos imediatos no terreno com o início de um amplo conjunto de iniciativas promocionais junto das empresas alvo, pretende dar resposta ao atual contexto de recessão económica que afecta o país e às consequentes dificuldades na obtenção de crédito por parte das PMEs portuguesas. Neste âmbito, a Microsoft procura elevar a tecnologia enquanto fator chave para a retoma económica, orientando empresas com potencial de exportação no acesso às mais inovadoras soluções tecnológicas e fundos de financiamento.

O Programa Mais, foi desenhado com o objetivo de estimular e facilitar a adoção de TI’s pelas PMEs, Governos Locais e Regionais, através de um estratégia de sensibilização para a existência de Fundos Europeus e do apoio no acesso aos mesmos por parte deste segmento. Neste âmbito, a Microsoft assegura o apoio personalizado ao processo de candidatura a fundos disponíveis na área tecnológica, nomeadamente através de consultoria de gestão, assistência e serviços de transferência tecnológica, entre outros. O programa contempla, por exemplo, o processo de candidatura a projectos de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico promovidos pelas empresas, nomeadamente no que concerne à criação de novos produtos, e candidaturas para empresas que pretendam inovar processos ou sistemas, bem como à melhoria dos já existentes.

A iniciativa contempla, ainda, apoio a candidaturas para projectos de Capacitação e Reforço de Competências Internas de I&DT, com vista à promoção do up-grade das pequenas e médias empresas para patamares mais elevados de desenvolvimento tecnológico e de inovação, através da criação e consolidação de unidades estruturadas com características de permanência e dedicadas exclusivamente a actividades e I&DT. Entre muitos outros, os fundos disponíveis são, ainda, destinados a projectos com investimentos na área da protecção de direitos no domínio da Propriedade Industrial – registo de patentes, modelos de utilidade, entre outras – contribuindo para estimular a valorização económica das invenções.

De acordo com Mauro Xavier, Diretor de PMEs e Parceiros na Microsoft Portugal “Através do Programa MAIS, a Microsoft pretende que, também em Portugal, as Pequenas e Médias Empresas possam encontrar facilmente toda a informação que necessitam para tirar partido dos instrumentos de financiamento disponíveis, assim como da verificação da sua elegibilidade, dos requisitos das candidaturas e de todos os passos necessários para formalizar as mesmas. Em Portugal, o programa MAIS já apoiou mais de 1998 empresas na avaliação de projectos de investimento, facto que nos leva a prosseguir a estratégia de orientação e mediação ativa no acesso a fundos de investimento por parte das PMEs portuguesas, com vista ao seu crescimento e inovação.” E remata “O Programa MAIS insere-se numa estratégia de compromisso da Microsoft para com Portugal, concretamente no eixo de crescimento e competitividade. É um instrumento que consideramos vital, nesta fase em que há mais dificuldade de acesso ao crédito por parte das empresas e onde há algum desconhecimento de montantes muito interessantes ao dispor para inovação e reinvenção tecnológica, que é sem dúvida uma das apostas chave para as nossas empresas darem um salto em qualidade e em expansão para novos mercados”

O Programa MAIS, criado em 2007, já apoiou mais de 1990 empresas na candidatura a fundos comunitários, com uma taxa de sucesso de 95%. Desde o início, a Microsoft investiu directamente no Programa MAIS 800,000€ para proporcionar às pequenas e médias empresas, serviços gratuitos de consultadoria.

Até ao final de2013, aMicrosoft espera poder vir a apoiar entre800 a1000 PMEs nacionais no acesso a fundos Europeus para modernização tecnológica, pautando este processo através de um serviço personalizado de sensibilização, pesquisa e análise e elegibilidade.

 

Mais informações:

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s