IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Banco Alimentar inicia a 24 Novembro recolha de alimentos no canal online

Deixe um comentário

O Banco Alimentar vai inaugurar no próximo dia 24 de Novembro o canal online de doação de alimentos em www.alimentestaideia.net. Esta campanha de recolha de donativos alimentares online irá estar disponível até ao dia 4 de Dezembro, decorrendo por isso em simultâneo com a doação de inverno no canal de retalho, que se realiza nos dias 26 e 27 de Novembro (em géneros).

O portal de doação de alimentos do Banco Alimentar, www.alimentestaideia.net, foi inaugurado em Maio de 2011, tendo recolhido na campanha da primavera cerca de 72 toneladas de alimentos, doadas por 4018 doadores online, num valor de aproximadamente 80,000€. Adicionalmente, o portal foi acedido por internautas de 95 países, com destaque para a comunidade portuguesa na diáspora, que quis assim contribuir para os pobres de Portugal.

O portal www.alimentestaideia.net e o motor transacional subjacente, que abre para doação, unicamente 2 vezes por ano, em simultâneo com as campanhas no retalho, foi desenvolvido integralmente sobre tecnologia Microsoft (Windows Azure), em modelo “cloud computing”, tendo-se tornado uma das principais referências nacionais deste novo modelo de computação. Mais detalhes em www.microsoft.pt/bancoalimentar.

Novidades do portal www.alimentestaideia.net na campanha de Novembro

O portal www.alimentestaideia.net caracteriza-se por uma grande simplicidade de utilização, oferecendo a possibilidade ao doador de escolher online um conjunto básico de alimentos, ao preço mais baixo do mercado, sem ter de se deslocar, e de pagá-los eletronicamente. Uma vez recebido o pagamento, o contador de alimentos do portal é atualizado automaticamente com os bens doados e a foto do doador aparece visível na parede de solidariedade do portal.

Após o sucesso verificado na primeira campanha de Maio e tendo em atenção que muitos doadores foram empresas e não apenas particulares, nesta campanha de Novembro, os doadores irão encontrar uma nova entrada na lista de alimentos, o “cabaz família”, no valor unitário de 10€. Do cabaz fazem parte uma composição de 6 litros de leite, 2 latas de salsichas e 2 de atum, 1 pacote de açúcar, 1l de óleo e 1l de azeite. Os outros alimentos permanecem os mesmos da campanha de Maio e correspondem ao composto do cabaz, passível de escolha unitária. A escolha dos alimentos é feita pelo Banco Alimentar e corresponde exatamente aos alimentos para os quais não há excedentes alimentares e que têm, por isso, de ser doados.

A pensar nos portugueses e outros que acederam ao portal a partir de 95 países na campanha de Maio, o portal irá apresentar em Novembro 2 novos modos de pagamento em adição ao Multibanco: VISA e o sistema Paypal, pretendo facilitar, assim, os pagamentos a partir do estrangeiro. Estas duas novidades vêm complementar o pagamento de serviços por Multibanco (ATM ou banca online) que já vinha da campanha de Maio. Qualquer que seja o modo de pagamento selecionado, o contador dos alimentos só será ativado quando o sistema informático que suporta o portal receber a notificação da entrada da doação e da respetiva composição.

Do conjunto de melhorias introduzidas vão constar, igualmente, a possibilidadede o doador poder optar, especificamente, por canalizar a sua doação para um dos 19 Bancos Alimentares que integram a Federação Portuguesa, podendo este ficar em zona distinta da sua residência. Para tal, será acrescentado um novo campo de preenchimento obrigatório no formulário de informação, que o doador terá de preencher para concretizar a sua doação e receber a confirmação da mesma por via eletrónica.

Por fim, a plataforma irá facilitar o processo de gestão das doações online por parte do backoffice do Banco Alimentar, automatizando o processo de emissão automática de recibos, que a instituição está obrigada a enviar a cada doador. O sistema vai passar a gerar documentos PDF com o recibo, o valor da doação, a data e a forma de numeração que o Banco Alimentar entender. A Instituição passará, igualmente, a ter acesso a uma listagem com todos os dados das doações, poderá imprimir recibos e dá-los como enviados, poderá extrair listagem de doadores (geral e por Banco), valor de doações por banco alimentar e listagem de quantidades de Produtos doados. A automatização deste processo irá permitir agilizar a operação logística necessária para concretizar as doações online.

Tecnologia ao serviço da Sociedade

Desenvolvido integralmente em Portugal, pela Link Consulting, parceiro da Microsoft, o portal online de doação de bens alimentares foi desenvolvido em tecnologia Microsoft, mais concretamente usando o novo Windows Azure™ e assenta em modelo “Cloud Computing”. A aplicação está, assim, alojada na web e possui a elasticidade que vai permitir suportar o sistema em funcionamento permanente durante os períodos de pico de acesso/doações (as semanas das doações) e posteriormente libertar os recursos para a fase estática, onde não haverá tantos acessos e a visualização do portal se fará numa lógica informativa e não transacional. Para mais detalhes sobre o projeto ver este vídeo.

Mais informações:

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s