IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Instalação Windows Server 8 Developer Preview

Deixe um comentário

O Guia IT-online anterior, foi dedicado ao Windows 8 Developer Preview e foi mostrado os passos para a sua instalação.

Na continuação da temática Windows 8, este guia vai mostrar a instalação do Windows Server 8 Developer Preview. Recordo que o Windows Server 8 foi apresentado no 2º dia da Conferência Build, conforme anunciado aqui. Esta preview fornece um Sistema Operativo optimizado na Cloud,  focada para a entrega de aplicações, a interoperabilidade com os mais variados ambientes IT dos dias de hoje, virtualização de alto desempenho e fortes ligações com a nuvem pública.

Os passos de instalação do Windows Server 8 são bastante simples, existindo apenas algumas diferença em relação ao Windows 8.

Logo após o arranque da máquina, deverão ” Pressionar qualquer tecla para arrancar com o CD/DVD”. Se optaram por usar um dispositivo USB, este passo é descartado e deverá aparecer no ecrã a imagem “Loading Files”.

No passo seguinte, vamos seleccionar o Idioma, Hora, Moeda e Tipo de Teclado. Para este exemplo escolhi Português de Portugal.  Clique no botão Avançar para continuar para a próxima etapa.

No passo seguinte, vamos clicar no botão “Install Now”.

No próximo passo, poderemos escolher o tipo de Sistema Operativo a instalar. Vejamos as opções:

“Full Instalation” – Instalação completa do Windows Server, incluindo o user interface completo e suporte a todos os Server Roles.

“Server Core Instalation” – Instalação mínima do Windows Server, não possui user interface. Possui um sub-conjunto de Server Roles que podem ser geridos via Command Prompt.

“Features On Demand” – Instalação completa do Windows Server, possui user interface, suporte a todos os Server Roles e funcionalidades opcionais para instalação remota.

Para este exemplo, foi seleccionada a opção “Full Instalation”.

Após selecção do tipo de instalação, clicamos em Seguinte, aceitamos o termos da licença apresentada e clicamos em “Avançar”.

Em seguida deverá seleccionar o tipo de instalação a executar. Deverá escolher a opção “Personalizada”, considerando que não é possível efectuar um upgrade para o Windows 8 nesta fase. Clicando na opção Personalizada (avançado) será encaminhado para o ecrã onde irá selecionar a drive ou partição onde Windows 8 será instalado.

A Microsoft recomenda um mínimo de 16 GB de espaço livre para a instalação do Windows 8. Casa queira mais tarde instalar software adicional, recomendo uma partição com pelo menos 30 GB de espaço livre. Poderão ainda ser usadas as ferramentas de disco disponíveis em Opções de Unidade para eliminar, formatar e criar novas partições.

Seleccione a partição correspondente e clique em Seguinte para instalar o Windows. Durante a instalação, a máquina irá reiniciar algumas vezes.

Na próxima página, veremos os passos de personalização e conclusão das configurações do Windows Server 8.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s