IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Canal online de doação de alimentos do Banco Alimentar gerou 68,000 toneladas em 1 semana por 4,000 doadores

Deixe um comentário

A Campanha “Alimente esta Ideia … Agora também Online” promovida pelo Banco Alimentar contra a Fome e que assentou numa plataforma online de doação de alimentos acessível a partir de http://www.alimentestaideia.net concluiu ontem, dia 5 de Junho, a angariação de bens alimentares doados pela comunidade de internautas. O balanço da iniciativa não poderia ser mais positivo: entre 26 de Maio (data da inauguração) e 5 de Junho (data de fecho das doações, em coincidência com a Campanha ajuda Vale no canal de retalho) foram doados online um total de 67,694 toneladas de alimentos por 3962 doadores, o que representa um custo de 76,600€. Interessante foi verificar que os acessos ao portal de doações foram efectuados a partir de 94 países diferenteso que traduz um claro impacto da iniciativa junto dos portugueses na diáspora.

O alimento mais doado foi o leite, com 26,165 litros, seguido do azeite com 11,082 litros, do açúcar com 10, 878 toneladas, do óleo com 9,803 litros, das salsichas com 7,176 toneladas e do atum com 2,590 toneladas. Todos estes valores estão disponíveis no portal de doação em http://www.alimentestaideia.net, bem como o respectivo valor monetário pago pelos doadores.

Com a conclusão da campanha de doação online o projecto desenvolvido pela Microsoft Portugal e a Link Consulting, em regime voluntário para o Banco Alimentar, entra assim numa nova fase, pois permanecerá online, mas apenas focado na componente de socialização, tirando partido da rede social solidária entretanto constituída pelos doadores online que disponibilizaram uma imagem. A componente transacional do portal deixou de estar disponível e só voltará a estar online durante o período de recolha de alimentos de Inverno, em datas a decidir e a anunciar pelo Banco Alimentar, e irá agora apresentar em permanência e com actualização periódica informação estatística (distribuição de alimentos pelos 19 Bancos da Federação, informação demográfica sobre os doadores, etc.) e sociológica sobre os bens doados e a forma como estão a ser distribuídos e a impactar as 329,000 famílias que diariamente dependem da ajuda do Banco Alimentar e da rede de instituições que este abastece.

Para Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares, “a campanha online promoveu a solidariedade de muitos portugueses que quiseram ajudar os mais carenciados. Neste momento de crise, é ainda mais importante sublinhar estes gestos que, também através do canal online, demonstram a solidariedade sempre renovada. O facto de termos pessoas de 94 países que se associaram à campanha do Banco Alimentar e doaram alimentos é extraordinário e revela o enorme potencial desta campanha. A todos expresso a nossa gratidão, em nome das 319 mil pessoas comprovadamente carenciadas que vão agora ser ajudadas. À Link e à Microsoft deixamos um agradecimento público e o reconhecimento do elevado sentido de responsabilidade social que demonstraram.

Uma das novidades e mais-valias do portal online de recolha de alimentos é o seu carácter social e a integração com as principais redes sociais e móveis: Facebook, Messenger e utilizadores de telemóveis (com capacidade para instalação de Apps). Este facto contribuiu em muito para a mobilização da comunidade online de doadores que entretanto se formou e que se espera venham a repetir e se possível incrementar as suas doações solidárias na próxima campanha, uma vez que a iniciativa de doação online passou a ser do conhecimento do mercado.

Uma Campanha de Marketing desenvolvida a partir da ideia base: Alimente esta Ideia… agora também online” que gerou 55,000 cliques

 A campanha publicitária online “Alimente esta ideia … agora também online que decorreu durante os dias da campanha no sistema de correio electrónico “Hotmail”, no portal de conteúdos MSN (www.msn.pt) e no próprio Windows Messenger e que foi composta por banners interactivos com a imagem do Banco Alimentar e que apelavam à generosidade do internauta, remetendo para o portal de doação gerou um total de 55,000 cliques no portal.

Tecnologia de ponta (solução tecnológica em modelo Cloud Computing) provou adequação ao perfil da Campanha “Alimente esta Ideia… agora também online

Criado pela área Interactive Emotions da Link Consulting, o portal online de doação de bens alimentares foi desenvolvido em tecnologia Microsoft, mais concretamente usando o novo Windows Azure™ e assenta por isso em modelo “Cloud Computing”. A aplicação ficou e continua alojada na web e apresentou a elasticidade esperada, o que permitiu suportar o sistema em funcionamento permanente durante os períodos de pico de acesso/doações com uma disponibilidade total online de 100%, sem falhas nem indisponibilidades e com custos perfeitamente controlados. Este resultado só foi possível alcançar graças à opção por parte da Link por este novo modelo tecnológico, visto que garantir a mesma disponibilidade da aplicação, sobretudo nos períodos de picos de acesso, assente num cenário tecnológico e infraestrutura tradicionais teria obrigado a uma gestão/custo incomportáveis.

Mais informações:

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s