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Banco Alimentar inaugura canal online de doação de alimentos

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A Microsoft Portugal e a Link Consulting concluíram um projecto voluntário que alia a mais moderna tecnologia “cloud” com uma necessidade básica: alimentar as famílias que não podem comprar alimentos e assegurar a sua subsistência.

O projecto, denominado “Alimente esta ideia … agora também online” consiste na inauguração de um novo canal de recolha de alimentos – a Internet – e funcionará como complemento ao canal tradicional de recolha de bens alimentares nas cadeias de retalho. O canal web apresenta uma novidade: terá uma existência muito para além da recolha de alimentos e tem como propósito secundário à doação, a criação de uma comunidade online de doadores e irá por isso ficar disponível online, com carácter de permanência e para além dos períodos de doação, para que a comunidade entretanto criada possa acompanhar em tempo real o impacto que os seus bens alimentares doados estão a ter na vida das famílias que recorrem à ajuda do Banco Alimentar. Durante os períodos de recolha física de alimentos, o portal disponibilizará a possibilidade do doador online escolher alimentos e pagá-los electronicamente. Nesta campanha de Maio, o portal receberá doações até ao dia 5 de Junho, a coincidir com a duração da Campanha Ajuda Vale nas redes de retalho.

O novo canal de recolha de alimentos online caracteriza-se pela grande simplicidade de utilização e terá disponível um conjunto básico de alimentos definidos pelo Banco Alimentar (e que constituem a base dos cabazes de ajuda às famílias), ao mais baixo preço do mercado. São esses alimentos o leite, o azeite, o óleo, atum (lata 125gr) , salsichas  (lata 8 pares) e o açúcar.

O pagamento será feito por sistema Multibanco usando a plataforma “Compra Fácil”. Tal como com qualquer outro pagamento de serviços ou compra online, o doador após seleccionar os produtos e respectivas quantidades que pretende doar, irá confirmar a aceitação do montante total a pagar. Para concluir a operação poderá utilizar a sua plataforma normal de homebanking e concluir online a doação, ou dirigir-se a uma caixa ATM e concluir aí o pagamento, usando em qualquer caso a referência e o código atribuídos, que entretanto lhe foi enviado automaticamente por email.

De futuro e já na campanha de Novembro é expectável que a plataforma possa comportar outras formas de pagamento, com o objectivo máximo de simplificação.

 Uma plataforma de socialização que pretende criar uma comunidade de doadores

Uma das novidades e mais-valias do portal online de recolha de alimentos é o seu carácter social e a integração com as principais redes sociais e móveis: os utilizadores de Messenger, do Facebook, e de telemóveis.

O portal inaugurado para a campanha de recolha de Maio estará online com carácter de permanência e não exclusivamente confinado aos períodos de recolha de alimentos, que vão coincidir sempre com a recolha no canal tradicional de retalho, na duração correspondente à Campanha Ajuda Vale. Durante estes dias o portal apresentará a funcionalidade transacional (compra online), que será desactivada mal termine a campanha de recolha. Durante o período intermédio que dista as duas recolhas de bens anuais, o portal irá alimentar e desenvolver uma comunidade online formada por todos os internautas doadores, com informações que lhes permita aferir o impacto no terreno que as suas doações estão a ter.

Para tal, cada doador quando fizer a sua aquisição de alimentos online terá a opção (facultativa) de carregar uma fotografia. Mal seja recepcionado o pagamento, a fotografia do doador será publicada, sendo assim possível identificar o rosto de todos os que ajudaram o Banco Alimentar. Também é possível fazer a doação online sem carregar a fotografia e nestes casos o doador não entrará na componente de socialização da iniciativa.

A lógica de comunidade que preside à concepção do projecto inspira-se no modelo de “crowdsourcing” muito em voga nas redes sociais da actualidade: pretende-se desta forma financiar antecipadamente a subsistência alimentar de famílias carenciadas. Após o fecho do período de doação, a comunidade de doadores entretanto formada poderá acompanhar de forma real mas virtual o impacto que as suas doações estão a ter junto das famílias. Pretende-se, assim, ligar emocionalmente a comunidade ao projecto e incentivá-la a continuar a doar no período de recolha seguinte e, se possível, incrementar o volume de bens alimentares doados.

O canal online hoje inaugurado tem assim a vantagem sobre o canal de retalho de permitir aos doadores seguirem e acompanharem o percurso e o impacto das suas doações e aferirem a diferença que as suas escolhas, aparentemente simples, podem fazer junto de quem mais precisa de ajuda.

Uma Campanha de Marketing desenvolvida a partir da ideia base: “Alimente esta Ideia… agora também online” 

A acompanhar a inauguração do portal de doação de alimentos online foi lançada uma campanha publicitária online “Alimente esta ideia … agora também online”. Esta campanha, financiada pela Microsoft Portugal e desenvolvida pela Himedia/ LinkAD decorre no sistema de correio electrónico “Hotmail”, no portal de conteúdos MSN (www.msn.pt) e no próprio Windows Messenger. A campanha será composta por banners interactivos com a imagem do Banco Alimentar e que apelam à generosidade do internauta, remetendo para o portal de doação. No caso do MSN, a campanha incluir ainda um “take-over” da homepage no dia 26 de Maio, de modo a que os mais de 3,1 milhões de pageviewers do portal possam ficar expostos à ideia de doar e sejam encaminhados para o portal de doação.

Tecnologia de ponta para responder a necessidade básica: Alimentar quem precisa

Criado pela área Interactive Emotions da Link Consulting Link Consulting, o portal online de doação de bens alimentares foi desenvolvido em tecnologia Microsoft, mais concretamente usando o novo Windows Azure™ e assenta por isso em modelo “Cloud Computing”, ou seja, a aplicação está alojada na web e possui a elasticidade que vai permitir suportar o sistema em funcionamento permanente durante os períodos de pico de acesso e doações e depois libertar recursos para a fase de socialização, onde não haverá transacções no portal.
  • Sistemas Operativos usados: Windows Server 2008 SP2 (na cloud, Windows Azure).
  • Base de Dados: SQL Azure.
  • Tecnologia do Site: ASP.NET MVC 3.

O portal “Alimente esta ideia … agora também online” está disponível a partir de qualquer browser web em http://alimentestaideia.net mas encontra-se também integrado em 3 pontos de acesso alternativos, com o objectivo de aumentar a visibilidade do portal e angariar doações nas comunidades mais fortes online:

  • Os utilizadores de Windows Messenger – através de um botão que aparece nas janelas de conversação de cada um dos mais de 3,6 milhões de utilizadores de Messenger em Portugal e que abre uma janela em ‘pop up’ que constitui o primeiro contacto do internauta com a campanha e o convida a aderir fazendo-o entrar no portal de doação
  • A comunidade Facebook – a partir de uma tab disponível na página oficial do Banco alimentar no Facebook (http://www.facebook.com/home.php?#!/bancoalimentar); e a partir também da página oficial da Microsoft Portugal nesta rede (http://www.facebook.com/MicrosoftPortugal) e de todos quantos queiram aderir e descarregar esta tab a partir de http://apps.facebook.com/alimenteestaideia. Esta tab permite que os internautas ao aceder a estas páginas não entrem, como seria normal, num mural, mas entrem na tab que anuncia a campanha e o portal online.
  • Os utilizadores de Dispositivos Móveis – Nesta fase inicial do projecto, em Maio, o portal de doação online estará disponível numa aplicação para telemóveis através  da página web (http://alimentestaideia.net/mobile). Acessível a partir de um qualquer browser e disponível para descarga gratuita, esta aplicação permite aos doadores acompanhar seu telemóvel o impacto das doações efectuadas no portal. De futuro é expectável que esta aplicação móvel (App) possa ficar disponível para outras plataformas móveis e possa incluir a funcionalidade transacional (pagamentos simplificados por telemóvel).

Mais informações:

  • Portal da Campanha “Alimente esta Ideia… Agora Também Online”:

http://alimentestaideia.net ou http://www.alimentestaideia.net/

  • Site download Apps acesso:

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

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