IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Personalizar Windows 7 Starter

Deixe um comentário

A grande maioria dos netbook existentes no mercado, vem configurado com a versão mais simplista de todas as versões do Windows 7, o Windows 7 Starter.

As diversas versões para cada Sistema Operativo Microsoft, não são propriamente novidade, sendo que estas já existiam no Windows XP e Windows Vista.

Estas versões mais básicas, foram criadas inicialmente para usar nos mercados emergentes, com menos recursos tecnológicos e finaceiros. No caso da versão Starter do Windows 7, o alvo foi específicamente o mercado dos netbooks.

Comparativamente a outras versões, a Starter possui diversas limitações a nível de personalização, não sendo mesmo possível mudar o wallpaper que vem configurado nativamente.

A falta da opção “Personalizar”, impede que os utilizadores possam alterar coisas simples como alterar o wallpaper, adicionar ou alterar os icones do ambiente de trabalho, esquema de sons entre outros.

Windows Ultimate 7 vs Windows 7 Starter

Neste guia, vou mostrar como aceder e proceder às personalizações mínimas que normalmente os utilizadores procuram.

1º – Mudar Wallpaper:

Para alterar o wallpaper, vamos recorrer a uma das muitas aplicações de terceiros existentes para o efeito. Neste caso a escolha vai para o Oceanis Change Background Windows 7 e o download pode ser feito aqui.

A instalção é simples e não vai além dos habituais “next”, requerendo apenas que no final da instalação seja reiniciado o computador.

Depois de instalado, é possível aceder a todas as funções que as versões superiores permitem ou seja, indicar o wallpaper a usar, a posição do wallpaper e caso sejam seleccionados vários wallpapers, o tempo de transição entre cada um deles.

É definitivamente um software simples de configurar e não consome grandes recursos à máquina.

Wallpaper alterado

2º – Adicionar ou alterar os icones:

Por defeito, o unico icone visível no ambiente de trabalho do Starter é a Reciclagem.  Mais uma vez, sem a opção “Personalizar” activa no menu de contexto, torna-se mais difícil aos utilizadores adicionar os restantes icones comuns às restantes versões do Windows 7. Para aceder aos restantes icones, vamos proceder do seguinte modo:

A partir do Menu iniciar, vamos na caixa de procura escrever “Mostrar ou ocultar icones comuns do ambiente de trabalho”, clicando em seguida no resultado apresentado.

 

Uma vez aberta a janela ” Definições de Icones do Ambiente de Trabalho”, já é possível adicionar os restantes icons e alterar a imagem a eles associadas, consoante o gosto indivídual de cada um.

3º – Alterar Protecção do Ecrã:

De novo, vamos ao Menu Iniciar e escrevemos “Alterar protecção de ecrã” na caixa de procura e seleccionamos o resultado apresentado.

Na janela “Definições de Protecção de Ecrã”, podemos então alterar as proteções e todas as opções relacionadas com esta.

4º – Alterar esquema de cores:

No Menu iniciar, vamos escrever na caixa de procura “Alterar o esquema de cores” e seleccionar o resultado apresentado.

Na janela “Cor e Aspecto das janelas”, podemos alterar o esquema de cores dentro das opções apresentadas, como por exemplo o “Windows Clássico”, que vai dar um aspecto “Windows 2000” ao nosso Starter. É ainda possível nas opções avançadas, alterar a cor do fundo do ambiente de trabalho.

5º – Alterar sons do sistema:

Novamente no Menu Iniciar, vamos escrever na caixa de procura “Alterar sons do sistema” e seleccionar o resultado apresentado.

Na janela “Som”, podemos agora alterar os esquemas dos sons, escolhendo as diversas opções disponíveis e ainda desligar o som de arranque do Windows.

6º – Alterar o aspecto do ponteiro do Rato:

Para alterar os ponteiros do rato, vamos proceder como descrito anteriormente e escrever “Alterar o aspecto do ponteiro do Rato”.

Na janela “Propriedades do Rato”, podemos de entre os muitos esquemas disponíveis, mudar o aspecto dos ponteiros e ainda, proceder a outras configurações relacionadas com este dispositivo.

Como podem observar, apenas recorri a uma aplicação de terceiros para o primeiro passo da personalização. Tudo o resto, pode ser facilmente acedido e configurado ao gosto individual de cada um, recorrendo unicamente às ferramentas disponíveis no Windows Starter.

Se possue um netbook com Windows Starter e ainda não personalizou alguma destas funcionalidades a seu gosto, meta mãos à obra!

Assim termina mais um guia da nova série de Guias IT-Online.

Fiquem atentos, brevemente terei novos conteúdos.

Cumps,

NS

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s